Desenvolvimento de máscaras de tecido e celulose para resposta emergencial à pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 [Development of tissue and cellulose masks for emergency response to the SARS-CoV-2 pandemic] [Desarrollo de máscaras de tejido y celulosa para la respuesta de emergencia a la pandemia de SARS-CoV-2]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.51476Palavras-chave:
Desastres, Infecções por Coronavírus, Equipamentos de Proteção Individual, Máscaras.Resumo
Objetivo: desenvolver um modelo de máscara de tecido, com aplicação do elemento filtrante em celulose, para fins de utilização como barreira física segura para aerossóis, como estratégia de resposta emergencial à pandemia provocada pelo SARS-CoV-2. Método: pesquisa laboratorial realizada por meio de protótipos, testagens empíricas e análises e discussões junto a expertises. Resultados: a condução da pesquisa demonstrou que os aerossóis são retidos pela barreira física de celulose introduzida à estrutura das máscaras, o que motivou a segunda fase do estudo em unidade da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos de Saúde sobre a eficácia desses materiais. Conclusão: a confecção de máscaras de tecido é um fenômeno mundial importante e urgente frente à pandemia da COVID-19. Em função da crise de abastecimento e dos parâmetros ressaltados neste estudo, acredita-se que o uso desse equipamento possa ser estendido a setores não críticos de unidades de saúde, além da população em geral.
ABSTRACT
Objective: to develop a model of fabric mask, with the application of a cellulose filter element, for use as a safe physical barrier for aerosols, as an emergency response strategy for the SARS-CoV-2 pandemic. Method: laboratory research carried out by means of prototypes, empirical tests and analyses, and discussions with experts. Results: the research demonstrated that aerosols are retained by the physical cellulose barrier introduced into the structure of the masks, which motivated the second phase of the study into the effectiveness of these materials at a unit of the Brazilian Analytical Health Laboratories Network. Conclusion: the making of fabric masks is an important and urgent worldwide phenomenon in tackling the COVID-19 pandemic. In view of the supply crisis and the parameters highlighted in this study, it is believed that the use of this equipment can be extended to non-critical sectors of health units, as well as to the general population.
RESUMEN
Objetivo: desarrollar un modelo de mascarilla de tela, con la aplicación de un elemento filtrante de celulosa, para su uso como barrera física segura para aerosoles, como estrategia de respuesta de emergencia para la pandemia SARS-CoV-2. Método: investigación de laboratorio realizada mediante prototipos, pruebas y análisis empíricos y discusiones con expertos. Resultados: la investigación demostró que los aerosoles son retenidos por la barrera física de celulosa introducida en la estructura de las máscaras, lo que motivó la segunda fase del estudio sobre la efectividad de estos materiales en una unidad de la Red Brasileña de Laboratorios Analíticos de Salud. Conclusión: la fabricación de máscaras de tela es un fenómeno mundial importante y urgente para hacer frente a la pandemia de COVID-19. Ante la crisis de oferta y los parámetros resaltados en este estudio, se cree que el uso de este equipamiento puede extenderse a sectores no críticos de las unidades de salud, así como a la población en general.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).