Avaliação da intervenção educativa em grupo para diabéticos assistidos em um Centro de Saúde Escola [Evaluation of group educational intervention for diabetics receiving care at Teaching Clinic]

Suyane Souza Lemos, Claudia Bernardi Cesarino, Rita de Cassia Helú Mendonça Ribeiro, Priscila Costa Pontes Borges, Lannye Barbosa

Resumo


Introdução: grupos educativos promovem troca de experiências entre os integrantes e desenvolvem habilidades necessárias para o controle adequado do problema. Objetivo: relatar a avaliação da intervenção educativa, com o uso do questionário de conhecimento de diabetes mellitus, no Centro de Saúde Escola de São José do Rio Preto. Método: trata-se de um estudo de relato de experiência através da descrição de intervenção educativa. A amostra foi constituída de 64 pacientes diagnosticados com diabetes mellitus que são acompa­nhados em um Centro de Saúde Escola do município de São José do Rio Preto, SP, Brasil, no período de 2007 a 2008. A análise dos dados foi estatística descritiva. Resultados: o grupo que recebeu as orientações apresentou melhores resultados quando comparado ao grupo controle. Conclusão: notou-se a importância da orientação em grupo como um meio eficaz no aumento dos conhecimentos a respeito da doença proporcionando um melhor controle da doença. Sugerem-se estudos com intervenções futuras nesta área do conhecimento.


ABSTRACT

Introduction: educational groups foster exchange of experience among their members and develop skills necessary for proper control of the problem. Objective: to report on evaluation of an educational intervention, using a questionnaire on knowledge of diabetes mellitus, at the São José do Rio Preto Centro de Saúde Escola. Method: this case report describes an educational intervention, in 2007-2008, in a sample of 64 patients diagnosed with diabetes mellitus receiving care at an academic health center in the municipality of São José do Rio Preto, SP, Brazil. Data was analyzed by was descriptive statistics. Results: the group receiving the guidelines returned better outcomes than the control group. Conclusion: group guidance was found to be an effective means of increasing knowledge, and improving control, of the disease. We suggest future studies of interventions in this area of knowledge.


RESUMEN

Introducción: grupos educativos promueven el intercambio de las experiencias entre los miembros y el desarrollo de las habilidades necesarias para el control adecuado del problema. Objetivo: relatar la evaluación de la intervención educativa, a través del uso del cuestionario de conocimiento de la diabetes mellitus, en el Centro de Salud - Escuela de São José do Rio Preto. Método: se trata de un estudio de relato de experiencia por medio de la descripción de la intervención educativa. La muestra fue constituida por 64 pacientes con diagnóstico de diabetes mellitus de los que se hace seguimiento en un centro de Salud - Escuela en el municipio de São José do Rio Preto, SP, Brasil, en el período 2007-2008. El análisis de datos fue la estadística descriptiva. Resultados: el grupo que recibió las directrices presentó mejores resultados en comparación con el grupo de control. Conclusión: se señaló la importancia de la orientación en grupo como medio eficaz para aumentar los conocimientos sobre la enfermedad y así proporcionar su mejor control. Se sugieren estudios para intervenciones futuras en esta área del conocimiento.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.4968


Palavras-chave


Educação; diabetes mellitus; enfermagem; orientação [Education; diabetes mellitus; nursing; guidance] [Educación; diabetes mellitus; enfermería; orientación]

Texto completo:

PDF(POR) HTML(eng)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.4968