Conhecimento cotidiano de mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero [Common knowledge among women on prevention of cervical cancer] [Conocimiento cotidiano de mujeres sobre la prevención del cáncer de cuello del útero]
Palavras-chave:
Câncer cervical, saúde da mulher, enfermagem, exame Papanicolau [Cervical cancer, women’s health, nursing, Pap smear] [Cáncer de cuello del útero, salud de la mujer, enfermería, prueba de Papanicolaou]Resumo
O câncer de colo do útero é um problema de saúde pública devido ao elevado índice de morbimortalidade. O objetivo deste estudo foi apreender as representações sociais elaboradas por 64 mulheres da cidade de Teresina durante os meses de outubro e novembro de 2009, acerca da prevenção do câncer de colo do útero, bem como analisar como essas representações influem na realização do exame de prevenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa orientada pela Teoria das Representações Sociais. Para a coleta de dados foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados foram processados no software Tri-Deux Mots por meio dos estímulos: prevenção do câncer de colo uterino e exame de prevenção. A prevenção do câncer de colo uterino foi representada pelas palavras cuidar, saúde, tranquilidade, rotina, vergonha e dor . Conclui-se que a prevenção desse câncer compreende o cuidar da saúde da mulher através da realização rotineira do exame preventivo.
ABSTRACT
Cervical cancer is a public health problem because of its high mortality rate. This study aimed to understand social representations on prevention of cervical cancer expressed by 64 women in the town of Teresina during October and November 2009, as well as examine how those representations influence the course of the prevention examination. This qualitative study was guided by Social Representation Theory. Data was collected using the Word Association Test. The data were processed using the software Tri-Deux Mots by way of the following stimuli: cervical cancer prevention and preventive examination. Cervical cancer prevention was represented by the words care, health, tranquility, routine, shame and pain. It was concluded that, for women, cervical cancer prevention comprises health care by routine preventive screening.
RESUMEN
El cáncer de cuello del útero es un problema de salud pública debido a la alta tasa de mortalidad. El objetivo de este estudio fue conocer las representaciones sociales elaboradas por 64 mujeres, de la ciudad de Teresina-PI-Brasil, durante los meses de octubre y noviembre de 2009, sobre la prevención del cáncer del cuello del útero, así como examinar como esas representaciones influyen en el examen de prevención. Esta es una investigación cualitativa guiada por la Teoría de las Representaciones Sociales. Para la recolección de datos se utilizó el Teste de Asociación Libre de Palabras. Los datos fueron procesados en el software Tri-Deux Mots por medio de los estímulos siguientes: prevención del cáncer de cuello de útero y examen de prevención. La prevención del cáncer de cuello de útero fue representada por las palabras cuidar, salud, tranquilidad, rutina, vergüenza y dolor. Se concluye que la prevención de ese cáncer comprende el cuidar de la salud de la mujer mediante la realización de exámenes preventivos de rutina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).