Convivendo com múltiplos sintomas: a experiência de crianças e adolescentes com condição crônica [Living with multiple symptoms: the experience of children and adolescents with chronic condition] [Vivir con múltiples síntomas: la experiencia de niños y adolescentes con condición crónica]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.47474

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Doença Crônica, Sinais e Sintomas, Enfermagem Pediátrica.

Resumo

Objetivo: compreender como é a experiência da criança/adolescente de conviver com sintomas de uma condição crônica. Método: abordagem qualitativa, utilizando como referencial a Teoria Fundamentada nos Dados. Os participantes foram 11 crianças e adolescentes de seis a 18 anos incompletos hospitalizados em um hospital estadual universitário. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e a técnica “draw, write and tell”. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas, e a análise seguiu os passos do referencial. Resultados: apreendeu-se a categoria “Tendo que conviver com os sintomas”, que engloba cinco subcategorias que apresentam sintomas físicos, emocionais e gerais, a convivência com a multiplicidade de sintomas simultâneos e as consequências de se conviver com eles. Conclusão: a convivência com diversos sintomas leva a limitações. A enfermagem precisa favorecer a expressão das vivencias das crianças/adolescentes, minimizando situações de estresse e melhorar o gerenciamento dos sintomas, através do planejamento de estratégias individualizadas.

ABSTRACT

Objective: to comprehend children’s or adolescents’ experiences of living with symptoms of a chronic condition. Method: on a qualitative approach, taking Grounded Theory as a frame of reference and 11 children and adolescents aged 6 to 18 years hospitalized in a state university hospital as participants, data were collected by semi-structured interview using the “draw, write, and tell” technique. The interviews were recorded and transcribed, and then analyzed following the steps of Grounded Theory. Results: analysis identified the category “Having to live with symptoms”, which comprised 5 subcategories featuring physical, emotional and general symptoms, the experience of living with multiple simultaneous symptoms, and the consequences of living with them. Conclusion: living with several symptoms entails limitations. Nursing needs to favor children’s and adolescents’ expressions of their experiences in order to minimize stressful situations and improve symptom management by planning individualized strategies.

RESUMEN

Objetivo: comprender las experiencias de niños o adolescentes de vivir con síntomas de una enfermedad crónica. Método: con un enfoque cualitativo, tomando como marco de referencia la Teoría Fundamentada y como participantes a 11 niños y adolescentes de 6 a 18 años hospitalizados en un hospital universitario estatal, los datos se recolectaron mediante entrevista semiestructurada utilizando el método “dibujar, escribir y decir ”técnica. Las entrevistas fueron grabadas y transcritas, y luego analizadas siguiendo los pasos de Grounded Theory. Resultados: el análisis identificó la categoría “Tener que vivir con síntomas”, que comprendía 5 subcategorías que presentaban síntomas físicos, emocionales y generales, la experiencia de vivir con múltiples síntomas simultáneos y las consecuencias de vivir con ellos. Conclusión: vivir con varios síntomas conlleva limitaciones. La enfermería debe favorecer la expresión de las experiencias de los niños y adolescentes para minimizar las situaciones estresantes y mejorar el manejo de los síntomas mediante la planificación de estrategias individualizadas.

Biografia do Autor

Vatusi Emanuela da Silva, Hospital Universitário Pedro Ernesto

Especialista em Enfermagem. Enfermeira na Hospital Estadual Pedro Ernesto.

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermiera. Doutora em Cinências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Isabela Fornerolli Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Juan Carlos Silva Possi, Hospital Universitário Pedro Ernesto

Enfermeiro. Mestre. Enfermeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Machado Silva-Rodrigues, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Assistente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Sandra Teixeira de Araujo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

16.10.2020

Como Citar

Silva, V. E. da, Nunes, M. D. R., Macedo, I. F., Possi, J. C. S., Silva-Rodrigues, F. M., & Pacheco, S. T. de A. (2020). Convivendo com múltiplos sintomas: a experiência de crianças e adolescentes com condição crônica [Living with multiple symptoms: the experience of children and adolescents with chronic condition] [Vivir con múltiples síntomas: la experiencia de niños y adolescentes con condición crónica]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e47474. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.47474

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa