Desenhar, escrever e contar: qualidade de vida da criança e adolescente com condição crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72594

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Enfermagem Pediátrica, Doença Crônica, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: compreender por meio da técnica Desenhar, escrever e contar como a condição crônica influencia na qualidade de vida infantojuvenil; e analisar o uso da técnica nessa população. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram onze crianças e adolescentes com condição crônica entre sete e dezessete anos. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista semiestruturada, com auxílio da técnica Desenhar, escrever e contar, em um Hospital público. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática de Bardin.  Resultados: emergiram três categorias que evidenciam diversas alterações na qualidade de vida dessa clientela, com destaque para o comprometimento físico, emocional e social que impacta nas de experiências que compõem a infância e a adolescência. A técnica Desenhar, escrever e contar foi um facilitador e enriqueceu a coleta de dados. Considerações finais: a técnica escolhida possibilitou identificar a qualidade de vida prejudicada da criança e adolescente com condição crônica.

Biografia do Autor

Lívia Grazielle Benevides dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Thaís Rodriguez Pontes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Fernanda Machado Silva-Rodrigues, Santa Casa de São Paulo

Enfermeira. Doutora. Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. São Paulo, Brasil. 

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Niteroi, Brasil.

Sandra Teixeira Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

1.
Santos LGB dos, Pontes TR, Nunes MDR, Silva-Rodrigues FM, Silva LF da, Pacheco STA. Desenhar, escrever e contar: qualidade de vida da criança e adolescente com condição crônica. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 12º de dezembro de 2023 [citado 12º de novembro de 2024];31(1):e72594. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/72594

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>