Pensamento crítico e as estratégias de ensino para docentes do curso de graduação em enfermagem [Critical thinking and teaching strategies for professors of undergraduation nursing courses] [Pensamiento crítico y las estrategias de enseñanza para prodessores del curso de graduación en enfermeira]

Cleide Gonçalo Rufino, Ligia de Oliveira Viana, Harlon França de Menezes, Eva Jordana de Oliveira Dutra, Geilsa Soraia Cavalcante Valente, Richardson Augusto Rosendo da Silva

Resumo


Objetivo: analisar a percepção dos docentes do curso de Graduação em Enfermagem acerca do desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, a partir da utilização de estratégias de ensino e suas implicações no processo ensino aprendizagem. Método: estudo exploratório, descritivo, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 16 docentes de um curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e categorizados pela técnica de análise temática, sendo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: evidenciaram-se três categorias: pensamento crítico como interpretação subjetiva, estratégias de ensino utilizadas pelos docentes no curso de graduação em enfermagem, e desafios e facilidades para o desenvolvimento do pensamento crítico no curso de graduação em enfermagem. Conclusão: os docentes mantiveram opiniões positivas e pontuaram que o pensamento crítico é construído ao longo da vida do ser humano, sendo considerado inerente à construção das suas habilidades e capacidades profissionais.

ABSTRACT

Objective: to examine perceptions of undergraduate Nursing teachers of their students’ development of critical thinking, based on the use of teaching strategies and their implications in the teaching-learning process. Method: sixteen professors from an undergraduate course in Nursing and Obstetrics participated in this exploratory, descriptive, qualitative study. Data were produced through interviews to a semi-structured script and categorized by the thematic analysis technique, The study was approved by the research ethics committee. Results: three categories were identified: critical thinking as subjective interpretation, teaching strategies the teachers used in the undergraduate Nursing course, and what hinders and helps the development critical thinking on the undergraduate Nursing course. Conclusion: teachers held positive opinions and pointed out that critical thinking is built over the course of life and is considered inherent to constructing professional skills and abilities.

RESUMEN

Objetivo: analizar las percepciones de los docentes de enfermería de pregrado sobre el desarrollo del pensamiento crítico de sus alumnos, basándose en el uso de estrategias de enseñanza y sus implicaciones en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Método: dieciséis profesores de un curso de pregrado en Enfermería y Obstetricia participaron en este estudio exploratorio, descriptivo y cualitativo. Los datos fueron producidos a través de entrevistas a un guion semiestructurado y clasificados por la técnica de análisis temático. El estudio fue aprobado por el comité de ética de investigación. Resultados: se identificaron tres categorías: pensamiento crítico como interpretación subjetiva, estrategias de enseñanza que los maestros utilizaron en el curso de pregrado en Enfermería, y lo que dificulta y ayuda al desarrollo del pensamiento crítico en el curso de pregrado en Enfermería. Conclusión: los maestros sostuvieron opiniones positivas y señalaron que el pensamiento crítico se construye a lo largo de la vida y se considera inherente a la construcción de habilidades y destrezas profesionales.


Palavras-chave


Docentes de Enfermagem; Educação; Enfermagem; Pensamento.

Texto completo:

PDF(POR) PDF(ENG) (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.41988

Direitos autorais 2020 Cleide Gonçalo Rufino, Ligia de Oliveira Viana, Harlon França de Menezes, Eva Jordana de Oliveira Dutra, Geilsa Soraia Cavalcante Valente, Richardson Augusto Rosendo da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.