O pensamento crítico como competência para as práticas do enfermeiro na estratégia saúde da família [Critical thinking as a competence for nurses’ practice in the family health strategy] [El pensamiento crítico como aptitud para las prácticas del enfermero en estrategia de salud familiar]

Autores

  • Joana Angélica Andrade Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Helena Maria Scherlowski Leal David Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sonia Acioli Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosângela da Silva Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flavia Pedro dos Anjos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.30505

Palavras-chave:

práticas de enfermagem, enfermagem, pensamento crítico, estratégia saúde da família

Resumo

Objetivo: promover reflexões sobre práticas de cuidado realizadas pelo enfermeiro na estratégia saúde da família e o pensamento crítico como competência necessária para desenvolvimento das mesmas. Método: trata-se de estudo teórico-reflexivo construído mediante leitura de legislações e artigos científicos capturados no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, estruturado em dois eixos temáticos. Conteúdo: as práticas de cuidado desenvolvidas pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família possuem cunho assistencial, administrativo e educativo, sendo individuais ou coletivas e apresentam sentido técnico, organizacional e de boas práticas, demandando competência de pensamento crítico para serem realizadas de forma segura e responsável. Conclusão: relevância de o pensamento crítico ser ensinado/aprendido pelo enfermeiro, que atua na estratégia saúde da família, desde a graduação, o que requer ensino crítico, reflexivo, criativo e flexível, pautado em metodologias ativas que situem o discente na posição de sujeito ativo da sua própria formação. 

ABSTRACT

Objective: to think about nursing care in the Family Health Strategy, and about critical thinking as a competence for performing it. Method: this reflective, theoretical study was built up by reading legislation and scientific articles taken from the Regional Portal of the Virtual Health Library, and was structured around two thematic axes. Content: the care practices performed by nurses in the Family Health Strategy are assistive, administrative and educational; may be individual or collective; entail technical, organizational and best practice considerations; and thus demand a critical thinking competence in order to be performed safely and responsibly. Conclusion: it is important for critical thinking to be taught to, and learned by, undergraduate nurses working in the Family Health Strategy. This calls for teaching that is critical, reflective, creative and flexible, and guided by methodologies that position students as the active subjects of their own training.

RESUMEN

Objetivo: promover reflexiones sobre prácticas de cuidado realizadas por el enfermero en la estrategia de salud familiar y el pensamiento crítico como aptitud necesaria para desarrollarlas. Método: se trata de un estudio teórico-reflexivo, construido mediante la lectura de legislaciones y artículos científicos, recolectados en el Portal Regional de la Biblioteca Virtual de Salud, estructurado en dos ejes temáticos. Contenido: las prácticas de cuidado desarrolladas por el enfermero en la Estrategia de Salud Familiar poseen un carácter asistencial, administrativo y educativo, siendo individuales o colectivas, y presentan sentido técnico, organizacional y de buenas prácticas, demandando aptitud de pensamiento crítico para que se realicen de forma segura y responsable. Conclusión: la importancia de que el enfermero de estrategia salud de la familia enseñe/aprenda el pensamiento crítico, desde la licenciatura, lo que requiere de una enseñanza crítica, reflexiva, creativa y flexible, basada en metodologías activas que sitúen al alumno como sujeto activo de su propia formación.

Biografia do Autor

Joana Angélica Andrade Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Enfermeira. Mestre. Discente do curso de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professora Assistente. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Helena Maria Scherlowski Leal David, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Sonia Acioli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Rosângela da Silva Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Flavia Pedro dos Anjos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Enfermeira. Mestre. Discente do curso de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professora Assistente. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Publicado

25.08.2018

Como Citar

Dias, J. A. A., David, H. M. S. L., Acioli, S., Santos, R. da S., & Santos, F. P. dos A. (2018). O pensamento crítico como competência para as práticas do enfermeiro na estratégia saúde da família [Critical thinking as a competence for nurses’ practice in the family health strategy] [El pensamiento crítico como aptitud para las prácticas del enfermero en estrategia de salud familiar]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e30505. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.30505

Edição

Seção

Atualidades