Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade [Basic care nursing internship: challenges for it to be effective] [Internado de enfermería en la atención básica: desafíos de su eficacia]

Autores

  • Heluana Cavalcante Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Maria Socorro de Araújo Dias Universidade Estadual Vale do Acaraú. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia
  • Antônia Eliana Araújo Aragão Instituto Superior de Teologia Aplicada
  • Maria Adelane Monteiro da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Diógenes Farias Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Maria da Conceição Coelho Brito Prefeitura Municipal de Sobral

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.26979

Palavras-chave:

Internato de enfermagem, Atenção primária à saúde, Educação em enfermagem, Ensino superior.

Resumo

Objetivo: analisar os desafios para a efetividade da formação do internato em enfermagem na Atenção Básica, a partir dos discursos coletivos dos atores envolvidos. Método: estudo exploratório-descritivo, que ocorreu entre março de 2013 e janeiro de 2015. Teve sua investigação no Internato de Enfermagem na Atenção Básica de duas Universidades do Nordeste brasileiro. Participaram sete discentes, três docentes e seis preceptores, selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos. Utilizou o Discurso do Sujeito Coletivo, com o apoio do Quantiqualisoft©. Resultados: foram identificados, como principais desafios para a efetividade do internato, a interligação entre teoria e prática e a integração ensino-serviço, as quais foram entendidas como desafios do seio educacional e estrutural, o que denotou a necessária participação do sistema de saúde pública. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de reestruturação dos internatos, destacando a construção de uma agenda de compromisso e deveres entre universidade e gestão municipal.

ABSTRACT

Objective: to examine the challenges for nursing education in Basic Care to be effective, based on the collective discourses of the actors involved. Method: this exploratory, descriptive study of Basic Care nursing internships took place between March, 2013, and January, 2015, at two universities in northeast Brazil. Participants were seven students, three teachers and six preceptors, selected on pre-established criteria. Collective Subject Discourse was used with the support of Quantiqualisoft© software. Results: the main challenges for an internship to be effective were identified as being the interconnection between theory and practice, and integration between education and work. These were understood as challenges of an education and structural order, denoting necessary participation by the public health system. Conclusion: there was shown to be a need to restructure internships, particularly to construct an agenda of commitment and duties between university and municipal administration.

RESUMEN

Objetivo: analizar los desafíos para la efectividad de la formación en enfermería en la Atención Básica, a partir de los discursos colectivos de los atores involucrados. Método: estudio exploratório y descriptivo, que ocurrió entre marzo de 2013 y enero de 2015. Su investigación tuvo lugar en el Internado de Enfermería en la Atención Básica de dos Universidades del Nordeste brasileiro. Participaram siete alumnos, tres profesores y seis preceptores, seleccionados por criterios pre-establecidos. Se utilizó el Discurso del Sujeto Coletivo con el apoyo de Quantiqualisoft©. Resultados: se identificaron como principales desafíos para una efectividad del internado, la interconexión entre la teoría y la práctica, y la integración del enseñanza-servicio, que fueron entendidas como desafíos del seno educativo y estructural, lo que mostró necesaria participación del sistema de salud pública. Conclusión: se mostró la necesidad de reestructuración de los internados, destacando una construcción de una agenda de compromiso y deberes entre la universidad y la gestión municipal.

Biografia do Autor

Heluana Cavalcante Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Enfermeira. Mestre em Saúde da Famía pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assistente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia

Enfermeira. Pós-doutoramento em Cuidados Clínicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Antônia Eliana Araújo Aragão, Instituto Superior de Teologia Aplicada

In memória

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFC. Ex-Coordenadora do Curso de Enfermagem. Instituto Superior de Teologia Aplicada.

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfemeira. Doutora em Enfermagem pela UFC. Professora do Curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú

Diógenes Farias Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará. Docente do Sistema Saúde Escola de Sobral, Ceará.

Maria da Conceição Coelho Brito, Prefeitura Municipal de Sobral

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela UFC. Assistente de Pesquisa do Núcleo de Ensino e Pesquisa.

Publicado

04.12.2018

Como Citar

Rodrigues, H. C., Dias, M. S. de A., Aragão, A. E. A., Silva, M. A. M. da, Gomes, D. F., & Brito, M. da C. C. (2018). Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade [Basic care nursing internship: challenges for it to be effective] [Internado de enfermería en la atención básica: desafíos de su eficacia]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e26979. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.26979

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa