Custos do Programa de Gerenciamento de Doentes Crônicos de uma operadora de saúde [Costs of Chronic Patient Management Program in a healthcare provider organization] [Los costos del Programa de Gestión de Pacientes Crónicos en una opertadora de salud]

Autores

  • Sarah Lopes Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Clara Tolentino Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luis Carlos Santiago Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiano Bertolossi Marta Doutor em enfermagem com ênfase em avaliação econômica pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto do departamento de fundamentos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Augusto Freitas Peregrino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vivian Schutz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.21937

Palavras-chave:

Custo e análise de custo, saúde suplementar, doença crônica, envelhecimento

Resumo

Objetivo: analisar a estratégia de contenção de custos por múltiplas internações evitáveis de um Programa de Gerenciamento de Doentes Crônicos (GDC), desde sua implantação, em uma operadora de saúde. Método: estudo retrospectivo, abordagem quantitativa em que foi realizado um levantamento dos dados obtidos através do acompanhamento dos 243 pacientes assistidos pelo programa de 2009 a 2012. Aprovado pelo CEP sob o CAAE: 34525614.8.0000.5285. Resultados: com relação às patologias de base, a maioria dos pacientes possuiu mais de uma doença instalada. Com relação aos custos decorrentes de internação de emergência no ano anterior ao GDC foi de R$1.323.295,43 e no ano posterior R$629.565,89. Foi possível observar o quão custosos foram os pacientes que apresentaram as patologias possíveis de serem evitadas. Conclusão: percebe-se que uma gestão eficiente em saúde possibilita oferecer serviços para um número maior de usuários, sem prejudicar as operadoras, em especial quando alocados em ações envolvendo a prevenção.

ABSTRACT

Objective: to analyze the cost-containment strategy for multiple avoidable hospitalizations in a program of Chronic Patient Management (GDC), since its implementation in a health care provider organization. Method: this is a retrospective study with quantitative approach in which a survey was conducted with data obtained through monitoring of 243 patients assisted by the program from 2009 to 2012. Approved by Research Ethics Comitee (CAAE: 34525614.8.0000.5285). Results: in the case of basic conditions, most patients possessed more than one installed disease. Regarding the costs of emergency hospitalization in the year before GDC was BRL 1,323,295.43 and the subsequent year BRL 629,565.89. It was possible to observe how expensive were the patients who presented pathologies that could be avoided. Conclusion: it was concluded that an efficient management in health allows profesionals to offer services in order to a greater number of users with no prejudice to the operators, especially when allocated to preventive actions.

RESUMEN

Objetivo: analizar la estrategia de contención de costos de múltiples hospitalizaciones evitables en un programa de Manejo de Pacientes Crónicos (GDC), desde su implementación en una organización de proveedores de atención médica. Método: se trata de un estudio retrospectivo con enfoque cuantitativo en el que se realizó una encuesta con datos obtenidos a través del seguimiento de 243 pacientes atendidos por el programa de 2009 a 2012. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación (CAAE: 34525614.8.0000.5285). Resultados: en el caso de condiciones básicas, la mayoría de los pacientes poseían más de una enfermedad instalada. En cuanto a los costos de hospitalización de emergencia en el año anterior a la GDC fue de R $ 1.323.295,43 y el año siguiente BRL 629,565.89. Se pudo observar cuán costosos eran los pacientes que presentaban patologías que podían evitarse. Conclusión: se concluyó que una gestión eficiente en salud permite a los profesionales ofrecer servicios a un mayor número de usuarios sin perjuicio de los operadores, especialmente cuando se les asignan acciones preventivas

Biografia do Autor

Sarah Lopes Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em enfermagem com enfase em gerenciamento de custos pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira especialista em auditoria de sistemas de saúde.

Ana Clara Tolentino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em enfermagem com ênfase em Avaliação econômica pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Luis Carlos Santiago, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós doutor pela Escola de Enfermagem de São Paulo. Professor Adjunto do departamento de enfermagem fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta, Doutor em enfermagem com ênfase em avaliação econômica pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto do departamento de fundamentos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-Doutorado em ENfermagem pela Escila de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC/UFF). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção e Tratamento das DST/AIDS, Enfermagem, Avaliação Econômica e Avaliação de custos.

Antonio Augusto Freitas Peregrino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UNiversidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian Schutz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

20.12.2016

Como Citar

Silva, S. L., Tolentino, A. C., Santiago, L. C., Marta, C. B., Peregrino, A. A. F., & Schutz, V. (2016). Custos do Programa de Gerenciamento de Doentes Crônicos de uma operadora de saúde [Costs of Chronic Patient Management Program in a healthcare provider organization] [Los costos del Programa de Gestión de Pacientes Crónicos en una opertadora de salud]. Revista Enfermagem UERJ, 24(6), e21937. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.21937

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa