Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem [Integrating Transitions Theory and Grounded Theory for nursing research and care]

Autores

  • Claudia Feio da Maia Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • José Luis Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aline Lima Pestana Magalhães Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Célia Pereira Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Iraci dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.19870

Palavras-chave:

Teoria de enfermagem, pesquisa metodológica em enfermagem, pesquisa qualitativa, cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: apresentar uma estrutura teórica que possibilite a integração entre a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados, como referencial para pesquisa e cuidado em enfermagem. Método: discorre-se sobre Teoria das Transições como referencial teórico e Teoria Fundamentada nos Dados como método de pesquisa qualitativa. Resultados: as conexões entre os referenciais estão nos pressupostos: transições são passíveis de compreensão e mudança, pela perspectiva de quem as vivenciam; as teorias focam as experiências humanas vividas; amostragem teórica na Teoria Fundamentada nos Dados inclui diferentes participantes para compreender as interações das transições; o modelo teórico-explicatvo da Teoria Fundamentada nos Dados representa e explica transições vivenciadas em determinado contexto. Conclusão: é possível a utlização da Teoria das Transições como referencial teórico para o desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada nos Dados.

ABSTRACT

Objective: the artcle presents a theoretical framework the allows Transitions Theory and Grounded Theory to be integrated as a frame of reference for nursing research and care. Method: Transitions Theory is discussed as a theoretical framework and Grounded Theory, as a qualitative research method. Results: the connections between these references are the assumptions: from the perspective of those who experience them, transitions can be understood and changed; theories focus on lived human experience; theoretical sampling in Grounded Theory includes various participants in order to understand interactions in transitions; and the theoretical and explanatory model produced by Grounded Theory represents and explains transitions experienced in a given context. Conclusion: Transitions Theory can thus be used as a theoretical framework for development of a Grounded Theory.

RESUMEN

Objetivo: presentar una estructura teórica que permita la integración entre la Teoría de la Transición y la Teoría Fundamentada en los Datos como referencia para la investigación y los cuidados en enfermería. Método: se considera la Teoría de la Transición como marco teórico y la Teoría Fundamentada en los Datos como método de investigación cualitativa. Resultados: las conexiones entre las referencias están en las presuposiciones: transiciones son pasibles de comprensión y cambio, desde la perspectiva de quienes las experimentan; las teorías tienen enfoque en la experiencia humana vivida; muestreo teórico en la Teoría Fundamentada en los Datos incluye diferentes participantes para entender las interacciones experimentadas en las transiciones; el modelo explicativo teórico de la Teoría Fundamentada en los Datos representa y explica las transiciones experimentadas en determinado contexto. Conclusión: es posible usar la Teoría de las Transiciones como marco teórico para el desarrollo de una Teoría Fundamentada en los Datos.

Biografia do Autor

Claudia Feio da Maia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Enfermeira Gerontóloga. Mestrado em saúde do idoso pela UFBA, docente da UFRB na disciplina: Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UERJ. Bolsista Faperj.Integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde UnATI-UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Rua Barão de São Francisco, 212, apt 106, Andaraí. CEP: 20560-032 - Rio de Janeiro, RJ. (21) 97980-4088.claudiafeiolima@yahoo.com.br

José Luis Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde - GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Aline Lima Pestana Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq. Integrante do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde - GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Célia Pereira Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.  Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Enfermagem, Departamento de Saúde Pública. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Líder do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde UnATI-UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora 1A do CNPq. Líder do GEPADES. Florianópolis, SC, Brasil.

Iraci dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós doutora em Filosofia da ciência em enfermagem-UFSC. Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Enfermagem/UERJ. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Líder do Grupo de Pesquisa /CNPq - Concepções teóricas para o cuidar em saúde e enfermagem. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Publicado

31.10.2016

Como Citar

Lima, C. F. da M., Santos, J. L. G. dos, Magalhães, A. L. P., Caldas, C. P., Erdmann, A. L., & Santos, I. dos. (2016). Integrando a Teoria das Transições e a Teoria Fundamentada nos Dados para pesquisa/cuidado de enfermagem [Integrating Transitions Theory and Grounded Theory for nursing research and care]. Revista Enfermagem UERJ, 24(5), e19870. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.19870

Edição

Seção

Atualidades