Promovendo o autocuidado de clientes com obesidade e coronariopatia: aplicação do diagrama de pender [Promoting self-care of obese patients with coronariopathy: application of pender’s diagram]
Palavras-chave:
Enfermagem, promoção da saúde, autocuidado, teoria de enfermagem [Nursing, health promotion, self-care, nursing theory] [Enfermería, promoción de la salud, teoría de enfermería]Resumo
Este trabalho teve com objetivo identificar necessidades de autocuidado de clientes com obesidade e coronariopatia, aplicando o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Método descritivo, tempo série de casos, operacionalizado em um encontro com 30 clientes atendidos em consulta de enfermagem, no ambulatório de cardiologia de uma universidade do Rio de Janeiro, Brasil, de 2009 a 2010. Nos resultados foram identificadas necessidades relacionadas à conduta e aos fatores pessoais; influências situacionais impeditivas e facilitadoras e intervenções de enfermagem para o autocuidado. Concluiu-se que o cliente foi incentivado mediante interações e educação à saúde que o levaram à reflexão, tomada de consciência, às interferências sobre seu estilo de vida e à autonomia para o autocuidado. Isso é um desafio para a superação de um modelo de prevenção que responsabiliza isoladamente a adesão ou não a terapêutica orientada pelo profissional.
ABSTRACT
This work aims to identifie self-care needs of clients with obesity and coronary artery disease applying Pender’s Health Promotion Model. Descriptive method, case-series type, which was implemented in a meeting with 30 clients assisted in nursing appointments in the cardiology ambulatory at a university hospital in Rio de Janeiro, Brazil, from 2009 to 2010. Results: the needs identified included: conduct and personal factors; impairing and facilitating situational influences and conduct proposals facing nursing guidance for self-care. Conclusion: the client can be stimulated through interactions and health information that lead them to: reflection, raising awareness, interferences on their life styles and autonomy for self-care. However, overcoming a prevention model that attributes an isolated liability as to whether there will be adhesion to the therapy recommended by the professional is a challenge.
RESUMEN
Este trabajo tuve como objetivo identificar las necesidades de autocuidado de clientes con obesidad y enfermedad arterial coronaria empleando el Modelo de Promoción de la Salud de Pender. Método descriptivo, modalidad serie de casos, desarrollado en un encuentro con 30 clientes, en la consulta de enfermería, en el servicio de cardiología de una universidad del Rio de Janeiro, Brasil, de 2009 a 2010. Resultados: Fueron identificadas necesidades relacionadas a la: conducta y a los factores personales; influencias situacionales impeditivas y facilitadoras e propuestas de conducta delante de las orientaciones de enfermería para el autocuidado. Conclusión: el cliente fué incentivado mediante interacciones y educación en salud, que condujeron a la reflexión, toma de consciencia, interferencias sobre su estilo de vivir y a la autonomía para el autocuidado. Más ese es un reto para superación de un modelo de prevención, que solamente responsabiliza la concordância o no con la terapéutica orientada por el profesional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).