Representações sociais do HIV/AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome [Social representations of HIV/AIDS for people living with the syndrome]

Autores

  • Renato Martins de Oliveira Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thiago Pereira Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thelma Spindola Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sérgio Corrêa Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15123

Palavras-chave:

Cuidado de enfermagem, síndrome da imunodeficiência adquirida, HIV, enfermagem [Nursing care, acquired immunodeficiency syndrome, nursing] [Atención de enfermería, síndrome de la inmunodeficiencia adquirida, VIH, enfermeira]

Resumo

Objetivo: analisar os conteúdos representacionais do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome. Método: estudo qualitativo pautado na Teoria das Representações Sociais (TRS), em sua abordagem processual. Partici­param da investigação 30 pessoas soropositivas para o HIV que responderam a uma entrevista semiestruturada, em um hospital público da rede municipal, localizado no Rio de Janeiro, entre junho e dezembro de 2010. Os achados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram três categorias no processo de análise: os significados da AIDS: entre sentimentos e definições; as ima­gens da aids: doença incurável, morte e Cazuza; e o enfrentamento da aids: a abordagem de algumas estratégias. Conclusão: ocorreram mudanças nas representações do HIV/AIDS quanto às formas de enfrentamento do diagnóstico pelas pessoas que vivem com a síndrome.

 ABSTRACT

Objective: to analyze the contents of representations of HIV/AIDS for people living with the syndrome. Method: this qualitative study was guided by Social Representations Theory (SRT) on a process approach. The study participants, 30 HIV-positive patients, responded to a semi-structured interview at a municipal public hospital in Rio de Janeiro, between June and December 2010. The transcripts were treated by content analysis. Results: three categories emerged: meanings of AIDS (feelings and definitions); images of AIDS (incurable disease, death and Cazuza); and dealing with AIDS (approaches by various strategies). Conclusion: representations of HIV/ AIDS have changed as regards how people living with the syndrome deal with the diagnosis.

 RESUMEN

Objetivo: analizar el contenido representacional del Virus de la Inmunodeficiencia Humana (VIH) y del SIDA para las personas que viven con el síndrome. Método: estudio cualitativo guiado por la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), en su abordaje procesual. Han participado de la investigación 30 pacientes VIH-positivos que respondieron a una entrevista semiestructurada, en un hospital público de la red municipal, en el estado de Rio de Janeiro, entre junio y diciembre de 2010. Los hallazgos han sido evaluados por la técnica de análisis de contenido. Resultados: se han observado tres categorías en el proceso del análisis: los significados del SIDA: entre sentimientos y definiciones; las imágenes del SIDA: enfermedad incurable, muerte y Cazuza; el enfrentamiento del SIDA: el abordaje de algunas estrategias. Conclusión: han ocurrido cambios en las representaciones del VIH / SIDA con respecto a las maneras cómo las personas que viven con SIDA/VIH enfrentan el diagnóstico.


Pesquisa desenvolvida com o apoio, através de suporte financeiro, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) através da concessão da bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado, processo número E-26/102.178/2013, Edital 23/2013 JCNE, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico o e Tecnológico (CNPq) através do Edital Universal, processo número 483300/2013-6, Edital Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal 14/2013 - Faixa C - até R$ 120.000,00.


 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.15123

Biografia do Autor

Renato Martins de Oliveira Braga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado e Mestrando em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thiago Pereira Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e de Saúde dos Grupos Populacionais, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, Procientista UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e de Saúde dos Grupos Populacionais, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e Procientista UERJ.

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e de Saúde dos Grupos Populacionais, Rio de Janeiro, Brasil.

Sérgio Corrêa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e de Saúde dos Grupos Populacionais, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

30.04.2016

Como Citar

Braga, R. M. de O., Lima, T. P., Gomes, A. M. T., Oliveira, D. C. de, Spindola, T., & Marques, S. C. (2016). Representações sociais do HIV/AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome [Social representations of HIV/AIDS for people living with the syndrome]. Revista Enfermagem UERJ, 24(2), e15123. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15123

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa