Identidade profissional percebida por acadêmicos de enfermagem: da atuação ao reconhecimento e valorização [Professional identity as perceived by nursing students: from professional activity to acknowledgement and enhancement]

Autores

  • Carmem Lúcia Colomé Beck Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
  • Francine Cassol Prestes Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosângela Marion da Silva Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Petri Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andrea Prochnow Hospital Universitário de Santa Maria

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, papel do enfermeiro, competência profissional, autonomia profissional [Nursing students, nurse’s role, professional competence, professional self-determination]

Resumo

Estudo descritivo que teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de um curso de enfermagem percebem a identidade profissional do enfermeiro. A coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2009, em uma Universidade Federal do Sul do Brasil e foi utilizado um questionário autoaplicado e semiestruturado. O tratamento dos dados foi executado segundo a técnica de análise temática e possibilitou a construção de duas categorias: identidade profissional do enfermeiro percebida pelo acadêmico de enfermagem; e trabalho do enfermeiro: entre o reconhecimento e a valorização. Os 84 acadêmicos pesquisados percebiam que o enfermeiro atua em diferentes cenários, com competências específicas. Conclui-se que esse trabalho dever ser reconhecido e valorizado como qualquer outra profissão. São necessárias novas pesquisas no intuito de contribuir para a valorização e construção da identidade profissional do enfermeiro.

 

ABSTRACT

Descriptive exploratory study aimed at assessing nursing students’ perception of the nurse’s professional identity. Data collection was made at a Brazilian Federal University in Southern Brazil from March to May, 2009. Semi-structured and self-applicable questionnaire were used for data collection. Thematic analysis techniques provided the basis for data treatment. Two categories were outstanding: [1] the nurses’ professional identity as perceived by nursing students; and [2] the nursing work, between social acknowledgment and enhancement. The 84 research subjects acknowledged nurses work in different scenarios, with specific skills. They held nurses’ work should be socially acknowledged and enhanced as any other job. Further research must be done to enhance the nurses’ professional identity.

 

RESUMEN

Estudio descritptivo exploratorio tuvo como objetivo conocer de qué modo los alumnos de pregrado de enfermería perciben la identidad profesional de los enfermeros. La recolección de datos fue realizada de marzo a mayo del 2009, en una Universidad Federal del Sur de Brasil y la técnica para recolectarlos fue un cuestionario autoaplicable y semiestructurado. El tratamiento de los datos fue ejecutado de acuerdo con la técnica de análisis temático que posibilitó la construcción de dos categorías: identidad profesional de los enfermeros percibida por los alumnos de enfermería y el trabajo de los enfermeros, entre el reconocimiento y la valoración. Los 84 estudiantes participantes de este estudio percibían que los enfermeros trabajan en diferentes escenarios, con habilidades específicas y creen que este trabajo debe ser reconocido y valorado como cualquier otra profesión. Son necesarias nuevas investigaciones a fin de contribuir con la valoración y la construcción de la identidad profesional de los enfermeros.

Publicado

12.11.2014

Como Citar

Beck, C. L. C., Prestes, F. C., Silva, R. M. da, Tavares, J. P., & Prochnow, A. (2014). Identidade profissional percebida por acadêmicos de enfermagem: da atuação ao reconhecimento e valorização [Professional identity as perceived by nursing students: from professional activity to acknowledgement and enhancement]. Revista Enfermagem UERJ, 22(2), 200–205. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/13587

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa