Educação continuada: concepção de enfermeiros em hospital filantrópico de alta complexidade [Continuing education as conceived by nurses in a high-complexity philanthropic hospital]

Autores

  • Thayane Roberto Simões Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Ângela Rossaneis Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Gutierrez da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Sabine Jenal Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Palavras-chave:

Educação continuada, educação em enfermagem, educação em saúde, enfermagem. Keywords, Continuing education, education in nursing, health education, nursing. Palabras clave, Educación continua, educación en enfermería, educación en salud, enfermería.

Resumo

Ações educativas fazem parte do processo de trabalho do enfermeiro, e neste sentido o objetivo deste artigo foi identificar a concepção dos enfermeiros sobre educação continuada. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na abordagem qualitativa, realizada entre os meses de junho e agosto de 2011, em hospital filantrópico de alta complexidade, localizado no norte do Paraná. Os participantes da pesquisa foram 18 enfermeiros de diferentes setores e turnos, selecionados por meio de sorteio e que possuíam vínculo com a instituição há pelo menos um ano. Os resultados mostraram que há confusão na diferença entre educação continuada e permanente entre os enfermeiros da instituição. É necessária maior comunicação entre enfermeiros do setor de educação continuada e enfermeiros das unidades, no sentido de discutirem melhor o assunto e definirem, junto com os gestores, assuntos inerentes à educação continuada e alternativas para se utilizar a educação permanente como estratégia de gestão.

Educational activities are part of the nursing work process. In that regard, this paper aimed to identify how nurses conceived continuing education. This qualitative, descriptive study was conducted in June and August 2011 at a high-complexity philanthropic hospital in northern Paraná State. The participants, selected by lot, were 18 nurses from different sectors and shifts, who had been with the institution for at least one year. The results showed that the nurses confuse continuing and permanent education. Better communication is needed between nurses of the continuing education sector and nurses on the wards, to discuss the matter further and, together with the managers, define issues in continuing education and ways of using permanent education as a management strategy.

Las actividades educativas son parte del proceso de trabajo de enfermería, y en este sentido el objetivo de este trabajo fue identificar el concepto de educación continua por los enfermeros. Se trata de una pesquisa descriptiva, con enfoque cualitativo, hecha entre junio y agosto de 2011, en hospital filantrópico de alta complejidad, que se encuentra en el norte de Paraná-Brasil. Los participantes fueron 18 enfermeros de diferentes sectores y turnos, seleccionados por sorteo, y que tenían vínculo con la institución por lo menos durante un año. Los resultados mostraron que hay una confusión sobre la diferencia entre la educación continua y permanente entre los enfermeros.Es necesaria una mejor comunicación entre los sectores de educación continua de enfermería y enfermeros, para discutir el asunto y definir, junto con los gerentes, las cuestiones relativas a la educación y las alternativas para usar la educación permanente como estrategia de gestión.

Publicado

25.03.2014

Como Citar

1.
Simões TR, Vannuchi MTO, Rossaneis M Ângela, da Silva LG, Haddad M do CL, Jenal S. Educação continuada: concepção de enfermeiros em hospital filantrópico de alta complexidade [Continuing education as conceived by nurses in a high-complexity philanthropic hospital]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 25º de março de 2014 [citado 6º de novembro de 2024];21(5):642-7. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/10042

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)