Indicadores de qualidade utilizados no gerenciamento da assistência de enfermagem hospitalar [Healthcare quality indicators used in hospital nursing care management]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.7052Palavras-chave:
Avaliação em enfermagem, indicadores de qualidade, administração hospitalar, enfermagem [Nursing assessment, healthcare quality indicators, hospital administration, nursing]Resumo
Este estudo objetivou identificar a opinião de enfermeiros sobre indicadores de qualidade da assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, de abordagem quantitativa, realizada em quatro hospitais de média e alta complexidade do norte do Paraná, em 2012. A amostra foi composta por 64 enfermeiros que atuam na assistência de enfermagem. A coleta de dados utilizou um questionário que identificou a opinião dos participantes sobre os indicadores de qualidade no gerenciamento da assistência. Os enfermeiros atribuíram maior pertinência aos indicadores de processo e estrutura, entre eles, a incidência de úlcera por pressão, fato que pode estar relacionado à proximidade destes indicadores com a prática assistencial. Segundo os participantes, a avaliação por indicadores contribui para a elaboração de ações de educação continuada e permanente; entretanto, ocorre pouca discussão dessas informações com a equipe de enfermagem. O gerenciamento do cuidado fundamentado em avaliações por indicadores subsidia melhorias da qualidade dos serviços.
ABSTRACT
This descriptive, quantitative, cross-sectional study examined opinions of nursing care quality indicators among nurses at four secondary and tertiary hospitals in Northern Paraná State, in 2012. Sixty-four nurses who deliver health care directly participated in the study. Data were collected using a questionnaire that identified nurses’ opinion of quality indicators in nursing care management. The nurses gave more importance to structure and process indicators, among them incidence of pressure ulcers, which may relate to these indicators’ proximity to care activities. According to the participants, evaluation by indicators contributes to the development of permanent and continued education actions. However, this information is little discussed with the nursing teams. Care management based on assessment by indicators contributes to improving service quality.
RESUMEN
El estudio tuvo como objetivo identificar la opinión de los enfermeros sobre los indicadores de calidad de la asistencia de enfermería. Se trata de una investigación descriptiva, transversal, de enfoque cuantitativo, realizada en cuatro hospitales de complejidad mediana y alta, localizados en el norte del Paraná, en 2012. La muestra fue compuesta por 64 enfermeros que actuaban en la asistencia de enfermería. La recolección de datos utilizó un cuestionario que identificó la opinión de los participantes sobre los indicadores de calidad en la gestión de la asistencia. Los enfermeros atribuyeron mayor pertinencia a los indicadores de estructura y de proceso, incluyendo la incidencia de úlceras por presión, lo que puede estar relacionado con la proximidad de estos indicadores con la práctica asistencial. Según los participantes, la evaluación por medio de indicadores de evaluación contribuye a la elaboración de acciones de educación continua y permanente, sin embargo, hay poca discusión de esta información con el personal de enfermería. La gestión de la atención con base en evaluaciones por medio de indicadores promueve mejoras en la calidad de los servicios.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.7052
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).