CONCEPÇÕES SOBRE ALGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA REFLEXÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Lúcia Cristina da Cunha Aguiar
  • Cristina dos Santos Bianchi
  • Yollanda Carolina da Silva Ferreira
  • Marisa Magalhães da Silva
  • Rachell Ramalho Correia Thimóteo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9900

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9900

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a prática docente de Ciências e Biologia a partir de reflexões e resultados de um questionário aplicado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, com questões sobre as algas. O foco dos resultados se relaciona aos conteúdos sobre fotossíntese e taxonomia, pois se observou que grande parte dos alunos teve dificuldade em compreender o modo de vida autótrofo, e denominou algas como sendo “plantas”. Isto nos direcionou à História da Ciência, onde é notório que até os dias atuais não há um consenso sobre a classificação das algas, ajudando-nos assim, a superar uma visão de ciência superior e inquestionável. Estes dois conteúdos não têm sido explorados adequadamente na sala de aula, por isso, incentivamos a aprendizagem significativa no ensino de Ciências e Biologia, propondo neste trabalho, a busca para superar um modelo linear de currículo baseado na educação do século passado, ao apropriar-se da crítica como ferramenta indispensável à educação.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Aguiar, L. C. da C., Bianchi, C. dos S., Ferreira, Y. C. da S., Silva, M. M. da, & Thimóteo, R. R. C. (2013). CONCEPÇÕES SOBRE ALGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA REFLEXÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. E-Mosaicos, 2(4), 25–40. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9900

Edição

Seção

ARTIGOS