O PROJETO HERBÁRIO DIDÁTICO DO CAp-UERJ: SONDAGEM DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE REPRODUÇÃO E NUTRIÇÃO VEGETAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4387Abstract
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4387
Pesquisas feitas em todo o mundo já demonstraram que na área das ciências existem maneiras informais de fazer modelos e interpretar os fenômenos que são encontrados entre crianças de diferentes países, línguas e sistemas educacionais. O objetivo deste trabalho, desenvolvido dentro do “Projeto Herbário Didático do CAp-UERJ”, foi fazer a sondagem das concepções dos alunos sobre reprodução e nutrição vegetal. O levantamento e a análise de tais ideias visam à pesquisa das dificuldades na compreensão dos conhecimentos científicos de forma a subsidiar estratégias alternativas de ensino. Muitas das concepções alternativas são recorrentes em diferentes séries escolares e pouco aceitas do ponto de vista científico. Para fazer a comparação entre diferentes séries foram utilizados dados levantados a partir de questionários sobre reprodução e nutrição vegetal aplicados em 2005 aos alunos do 5o. ano do Ensino Fundamental do CAp-UERJ e em 2007 o mesmo questionário foi reaplicado aos alunos do 7o. ano do Ensino Fundamental, que corresponde à cerca de 50% daqueles alunos que estavam no 5o. ano em 2005. Algumas concepções de 2007 aproximam-se mais dos conceitos científicos e outras não mudaram significativamente em dois anos. Os resultados são importantes para a compreensão das dificuldades dos alunos no processo de ensino-aprendizagem em Ciências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.