20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: INTERLOCUÇÕES ONTEM E HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57815

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Políticas públicas, Direito à educação, Diretrizes curriculares, Concepção crítico-libertadora

Resumo

O artigo objetiva identificar concepções subjacentes às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DCNEJA), promulgadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2000, capazes de oferecer sustentação a políticas e práticas para a modalidade ontem e hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter documental, tendo contribuições bakhtinianas como aportes teóricos-metodológicos As análises permitiram o reconhecimento de interlocuções das DCNEJA com a concepção crítico-libertadora de Paulo Freire e com a racionalidade do direito sob a ética humana de Enrique Dussel, sob a lente dos conceitos de perenidade e transformação. Pode-se vislumbrar o potencial das DCNEJA para dar suporte a políticas, práticas e movimentos de resistência no campo da EJA, no cenário atual de descompromisso do Estado.


Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva, membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal São Carlos_ UFSCAr

Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP

Jarina Rodrigues Fernandes, Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos_ UFSCar

Mestre e Doutora em Educação: Currículo_ PUC/SP;

Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Valéria Aparecida Viera Velis, UNESP RIO CLARO

Mestrado e doutorado em política Pública pela UNESP RIO CLARO

 

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Silva, A. P. da, Fernandes, J. R., & Velis, V. A. V. (2021). 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: INTERLOCUÇÕES ONTEM E HOJE. E-Mosaicos, 10(24), 96–112. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57815