IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI

Autores

  • Júlia Maria Alves Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Almeida Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7402-9365

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Recursos Pedagógicos Inclusivos, Comunicação Alternativa.

Resumo

Resumo

O presente artigo relata a experiência da implementação e organização de um Laboratório de Recursos Pedagógicos Inclusivos - LARPI no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, através de um Projeto de Estágio Interno Complementar. O LARPI foi criado em 2018 e consta com um acervo organizado com 38 produtos construídos e disponíveis para todos os estudantes do Departamento do Ensino Fundamental. Esses produtos são construídos a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula e visam atender e auxiliar, sobretudo, os estudantes com necessidades educacionais especiais.

Biografia do Autor

Júlia Maria Alves Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto LARPI – Estágio Interno Complementar.

Beatriz Almeida Quintanilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto de Extensão Universitária "Formação Continuada de Professores no Uso da Comunicação Alternativa”.

Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Departamento do Ensino Fundamental / Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pesquisadora e responsável pelo LARPI. Doutoranda em Educação - PROped/UERJ

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Vieira, J. M. A., Quintanilha, B. A., & Marçal-Guthierrez, C. C. (2020). IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI. E-Mosaicos, 9(22), 341–347. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA