EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM RISCO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Larissa Rayane Mendes Rocha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0002-1627-3447
  • Juliana Nunes Santos Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Fonoaudiologia
  • Romana Francthesk Mendes da Cunha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Fisioterapia
  • Rosane Luzia de Souza Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47498

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Creche, Riscos Ambientais, Linguagem Infantil, Criança.

Resumo

Viver continuamente em condições de desvantagem econômica pode impactar negativamente no desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi verificar se a introdução de uma rotina diária de brincadeiras influenciaria no desenvolvimento global de crianças em risco psicossocial frequentadoras de uma creche filantrópica. Participaram do estudo 17 crianças com mediana de idade de 17 meses. Procurou-se introduzir uma metodologia exequível dentro da realidade da creche, uma educadora para mais de 20 crianças com tempo disponível para o cuidado de higiene e alimentação. A intervenção ocorreu por 20 semanas, duas vezes/dia, durante 15 minutos. Foram ofertados brinquedos iguais para todas as crianças, que brincavam mediados pela educadora quando possível. Para avaliar o desenvolvimento foi utilizado o Denver II e para avaliar a qualidade do ambiente de casa e da creche, respectivamente, Recursos do Ambiente Familiar e Infant/Toddler Environment Rating Scale-Revised Edition. Os resultados evidenciaram uma melhora nos domínios da Linguagem e do Pessoal-Social.

Biografia do Autor

Larissa Rayane Mendes Rocha, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Departamento de Fisioterapia

Rosane Luzia de Souza Morais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação Saúde, Sociedade e Ambiente (PPGSaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Rocha, L. R. M., Santos, J. N., Cunha, R. F. M. da, & Morais, R. L. de S. (2020). EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM RISCO PSICOSSOCIAL. E-Mosaicos, 9(22), 120–137. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47498

Edição

Seção

ARTIGOS