EFEITOS DA LEITURA COMPARTILHADA E CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM BEBÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.52755Palavras-chave:
leitura, criança, desenvolvimento da linguagem, intervenção precoce, creche.Resumo
Objetivo: avaliar a efetividade de um programa de intervenção precoce, com foco na linguagem, para crianças em situação de vulnerabilidade social. Métodos: estudo pré-experimental, com foco na leitura compartilhada e contação de estórias para crianças de quatro a 36 meses matriculadas no berçário de uma creche filantrópica. Foram realizadas entrevistas com os pais e investigação dos recursos disponíveis no ambiente familiar. A qualidade do ambiente da creche foi investigada e as crianças foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da linguagem antes e após a intervenção. O programa foi baseado em estratégias de leitura compartilhada e contação de histórias para os bebês duas vezes por semana, durante 40 minutos, por quatro meses. Resultados: Participaram 11 crianças. Observou-se diferença significativa antes e após a intervenção para a linguagem receptiva das crianças. Conclusão: a intervenção com foco na linguagem mostrou-se efetiva no aprimoramento da linguagem receptiva.
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