LEISHMANIOSE NA ESCOLA: A PRESENÇA DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Carlos Roberto Rodrigues Teixeira, Carlos Alberto Sanches Pereira, Lucas Peres Guimarães, Ana Paula Cunha Pereira

Resumo


A Leishmaniose é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Os conhecimentos acerca desta doença são restritos, o que dissemina o potencial de infecção da mesma. O processo de ensino aprendizagem precisa estimular o debate dos aspectos sociais que determinam e condicionam a saúde individual e coletiva, e para tanto, recursos amplamente difundidos como os livros didáticos, precisam estar atualizados e preparados adequadamente para este feito. O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Leishmaniose nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórica e didático metodológica. Os métodos elencados para tal análise seguiram os seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; e apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que embora trate-se de uma questão de saúde pública, os conteúdos programáticos e os aspectos didático metodológicos, não apresentam conteúdos suficientes para o ensino de Leishmanioses nos livros analisados.


Palavras-chave


Leishmaniose; Ensino; Livro didático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46139


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: