LEISHMANIOSE NA ESCOLA: A PRESENÇA DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46139

Palavras-chave:

Leishmaniose, Ensino, Livro didático

Resumo

A Leishmaniose é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Os conhecimentos acerca desta doença são restritos, o que dissemina o potencial de infecção da mesma. O processo de ensino aprendizagem precisa estimular o debate dos aspectos sociais que determinam e condicionam a saúde individual e coletiva, e para tanto, recursos amplamente difundidos como os livros didáticos, precisam estar atualizados e preparados adequadamente para este feito. O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Leishmaniose nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórica e didático metodológica. Os métodos elencados para tal análise seguiram os seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; e apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que embora trate-se de uma questão de saúde pública, os conteúdos programáticos e os aspectos didático metodológicos, não apresentam conteúdos suficientes para o ensino de Leishmanioses nos livros analisados.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Teixeira, C. R. R., Pereira, C. A. S., Guimarães, L. P., & Pereira, A. P. C. (2020). LEISHMANIOSE NA ESCOLA: A PRESENÇA DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 9(22), 251–263. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46139

Edição

Seção

ARTIGOS