JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA BACTERIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78199

Palavras-chave:

Antibiótico, Jogo, Ludicidade, Resistência Bacteriana

Resumo

O aumento crescente do uso de antibióticos tem potencializado a seleção de cepas de bactérias resistentes a esses medicamentos. Uma política de saúde pública eficaz seria capaz de evitar o desenvolvimento inicial e/ou a propagação da resistência bacteriana através da educação e da implementação precoce de intervenções. Em vista disso, este trabalho formulou o jogo digital “Desafio da resistência”, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Este produto educacional (PE) foi desenvolvido para um público juvenil do Ensino Médio, mas para fins de validação o mesmo foi validado por docentes do Ensino Médio através de um formulário eletrônico. O PE foi avaliado quanto a aderência a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), ao acesso, aplicabilidade, replicabilidade, abrangência territorial, contextualização, representação do tema, impacto potencial no ensino, impacto potencial social, inovação e a complexidade-estrutura. A análise e interpretação dos resultados quantitativos da validação foram efetuadas por meio do cálculo do Ranking Médio (RM). Com um RM geral de 4,7 o PE foi validado com excelência grau máximo, obtendo 94% do esperado em relação a validação. Portanto, infere-se que o produto educacional tem potencial significativo de facilitar o processo de construção do conhecimento a respeito da resistência bacteriana e o uso correto de antimicrobianos aos alunos da educação básica.

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Biografia do Autor

Marcelle Alves Carvalho, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2015. Pós-graduada em MBA em Farmacologia Clínica pela FALC, Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, São Paulo. Aprovada no concurso público para Farmacêutico Nível NSTI para Prefeitura Municipal de Resende em 2017. Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de Resende exercendo sua função como farmacêutica do Hospital de Emergência de Resende, desenvolvendo atividades relacionadas a assistência farmacêutica hospitalar. Possui desde 2020 Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pelo UniFOA - RJ. Em 2022 concluiu pós graduação em Saúde Estética pelo INIPE-RJ.

Carlos Alberto Sanches Pereira, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia, Especialista em Análises Clínicas Veterinárias Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em micro-organismos probióticos: lactobacilos e seu papel na estimulação da imunidade x microbiota; Microbiologia Clínica e Médica Veterinária; Hematologia Clínica, Laboratorial e Veterinária . Docente/Orientador permanente do programa deMestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências da Saúde

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2010), e em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016 - 2021). Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Volta Redonda - Fundação Oswaldo Aranha - UniFOA (2021). Pós graduada em Gestão da Qualidade em Saúde: administração laboratorial, pela Faculdade Unyleya (2021 - 2022). Pós graduanda em Gestão e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2022). Responsável técnica pelos laboratórios de Ciências da Saúde do Centro Universitário Geraldo Di Biase (desde 2013), com atuação nos Cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Psicologia. Tem experiência laboratorial acadêmica na área de: Anatomia, Microscopia, Análises Clínicas (Microbiologia, Bioquímica, Parasitologia, Hematologia). Atua no auxílio ao ensino, em projetos de iniciação científica, e projeto de ensino incorporado ao CNPq. Atuou como docente da rede municipal de educação de Valença/RJ, com regência no 2º segmento do Ensino Fundamental da Educação Básica (2020-2021). Docente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Geraldo Di Biase, atuando como pesquisadora e orientadora. Registro no CRBio: 78.449-02 

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

CARVALHO, Marcelle Alves; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; SOUZA, Lidiane de Fátima de Oliveira. JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA BACTERIANA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 31, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.78199. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/78199. Acesso em: 12 fev. 2025.

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