TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

  • Bruna Sarpa Miceli Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ. http://orcid.org/0000-0002-6080-0427
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ. http://orcid.org/0000-0003-4472-7423
  • Carlos Alberto Andrade Monerat Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎. http://orcid.org/0000-0001-7446-9889
  • Igor Leandro Alves de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ. https://orcid.org/0000-0002-4178-4660
  • Alberto Henrique Oliveira dos Santos Melo Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎.
  • Ingrid Bento da Silva Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44572

Palavras-chave:

divulgação científica, ensino de ciências, mapeamento.

Resumo

A Divulgação Científica (DC) possui importante função de democratizar os saberes relacionados à Ciência, pois se caracteriza como um recurso com potencial de oferecer ao público acesso ao conhecimento científico.  Ela está atrelada a uma série de estratégias com relação ao Ensino de Ciências, justificando então, a relevância dos estudos que investigam que aspectos da DC têm sido abordados em pesquisas na área de Ensino de Ciências. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de trabalhos que articulam a DC e o Ensino de Ciências em periódicos nacionais dos estratos A1 e A2 de acordo com a classificação no Qualis-Períodicos da CAPES numa tentativa de sistematizar tais produções. Foram selecionadas e analisadas 17 revistas de acordo com a presença de artigos relacionados à DC no período de 2017 a 2019. Notou-se que as publicações nos periódicos relacionadas à temática de DC e Ensino de Ciências têm aumentado nos últimos anos, apresentando diversidade de autores da área, concentração da quantidade de produção nas regiões Sudeste e Sul do país, variedade de indexações na utilização de palavras-chave, predominância de abordagens qualitativas, forte presença de produções voltadas para espaços formais de educação e enfoque na relação da DC com professores e estudantes. Concluiu-se que, diante da escassez de produções voltadas para este tipo de mapeamento, o presente estudo contribuiu para a área de DC e Ensino de Ciências por apresentar dados recentes comparados com outras pesquisas já realizadas demonstrando a continuação em alguns aspectos, e possíveis novas tendências em outros.

Biografia do Autor

Bruna Sarpa Miceli, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ.

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Carlos Alberto Andrade Monerat, Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎.

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Professor e pesquisador no ensino superior e na educação básica, na área de Biociências, com ênfase em Biologia Celular e Divulgação Científica. 

 

Igor Leandro Alves de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro- RJ.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Alberto Henrique Oliveira dos Santos Melo, Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎.

Estudante de Graduação de Ciências Biológicas na Universidade Celso Lisboa (UCL).

Ingrid Bento da Silva, Universidade Celso Lisboa (UCL), R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Rio de Janeiro - RJ‎.

Estudante de Graduação de Ciências Biológicas na Universidade Celso Lisboa (UCL).

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Miceli, B. S., Rocha, M. B., Monerat, C. A. A., Carvalho, I. L. A. de, Melo, A. H. O. dos S., & Silva, I. B. da. (2020). TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. E-Mosaicos, 9(22), 166–187. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44572

Edição

Seção

ARTIGOS