A VISÃO SOBRE CIÊNCIA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.44078Palavras-chave:
divulgação científica, mídia impressa, aquecimento global, revistas de divulgação científica, sobre ciência.Resumo
Esta pesquisa investigou como duas revistas apresentam ao público as atividades características da construção do conhecimento científico acerca da temática Aquecimento Global, inferindo que tipo de visão sobre a ciência as revistas propagam. A partir do mapeamento dos artigos no período 2012-2017, apoiado nas técnicas de Análise de Conteúdo, foi analisado se os artigos apresentam (e de que maneira) os procedimentos, materiais e/ou instrumentos que são cotidianos na construção do conhecimento científico, bem como, as discussões no âmbito das ideias que acontecem na comunidade científica. Poucos artigos, em ambas as revistas, apresentam elementos que caracterizam a dinâmica científica ao leitor, tanto no âmbito dos procedimentos, quanto no âmbito das ideias. Em relação aos procedimentos internos da Ciência, o comportamento das revistas se distancia, pois a Superinteressante explora melhor esse ponto. Com relação ao funcionamento, as revistas se aproximam em relação a não ter interesse em explorar esse ponto apresentando o contexto ao leitor. Concluiu-se que distanciar do público as circunstâncias que cercam a construção do saber científico corrobora para uma visão distorcida de ciênciaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.