A VISÃO SOBRE CIÊNCIA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.44078

Palavras-chave:

divulgação científica, mídia impressa, aquecimento global, revistas de divulgação científica, sobre ciência.

Resumo

Esta pesquisa investigou como duas revistas apresentam ao público as atividades características da construção do conhecimento científico acerca da temática Aquecimento Global, inferindo que tipo de visão sobre a ciência as revistas propagam. A partir do mapeamento dos artigos no período 2012-2017, apoiado nas técnicas de Análise de Conteúdo, foi analisado se os artigos apresentam (e de que maneira) os procedimentos, materiais e/ou instrumentos que são cotidianos na construção do conhecimento científico, bem como, as discussões no âmbito das ideias que acontecem na comunidade científica. Poucos artigos, em ambas as revistas, apresentam elementos que caracterizam a dinâmica científica ao leitor, tanto no âmbito dos procedimentos, quanto no âmbito das ideias. Em relação aos procedimentos internos da Ciência, o comportamento das revistas se distancia, pois a Superinteressante explora melhor esse ponto. Com relação ao funcionamento, as revistas se aproximam em relação a não ter interesse em explorar esse ponto apresentando o contexto ao leitor. Concluiu-se que distanciar do público as circunstâncias que cercam a construção do saber científico corrobora para uma visão distorcida de ciência

Biografia do Autor

Igor Leandro Alves de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET/RJ). 
Atua como docente na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e faz parte do grupo de pesquisadores do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC).

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ.

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa.

Mestre em Ensino de Física e de Química pela Universidade do Porto. Trabalha com as novas metodologias de ensino em espaços educativos inovadores.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Carvalho, I. L. A. de, Rocha, M. B., & Costa, P. M. M. da. (2019). A VISÃO SOBRE CIÊNCIA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. E-Mosaicos, 8(18), 72–91. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.44078

Edição

Seção

ARTIGOS