TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44572Palavras-chave:
divulgação científica, ensino de ciências, mapeamento.Resumo
A Divulgação Científica (DC) possui importante função de democratizar os saberes relacionados à Ciência, pois se caracteriza como um recurso com potencial de oferecer ao público acesso ao conhecimento científico. Ela está atrelada a uma série de estratégias com relação ao Ensino de Ciências, justificando então, a relevância dos estudos que investigam que aspectos da DC têm sido abordados em pesquisas na área de Ensino de Ciências. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de trabalhos que articulam a DC e o Ensino de Ciências em periódicos nacionais dos estratos A1 e A2 de acordo com a classificação no Qualis-Períodicos da CAPES numa tentativa de sistematizar tais produções. Foram selecionadas e analisadas 17 revistas de acordo com a presença de artigos relacionados à DC no período de 2017 a 2019. Notou-se que as publicações nos periódicos relacionadas à temática de DC e Ensino de Ciências têm aumentado nos últimos anos, apresentando diversidade de autores da área, concentração da quantidade de produção nas regiões Sudeste e Sul do país, variedade de indexações na utilização de palavras-chave, predominância de abordagens qualitativas, forte presença de produções voltadas para espaços formais de educação e enfoque na relação da DC com professores e estudantes. Concluiu-se que, diante da escassez de produções voltadas para este tipo de mapeamento, o presente estudo contribuiu para a área de DC e Ensino de Ciências por apresentar dados recentes comparados com outras pesquisas já realizadas demonstrando a continuação em alguns aspectos, e possíveis novas tendências em outros.Downloads
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