CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43578Palavras-chave:
ensino de ciências, nee, grandezas físicasResumo
A busca por uma educação de qualidade e inclusiva é pauta emergente nas discussões sobre a necessidade de criar uma sociedade mais justa e igualitária, assim as escolas devem ser um ambiente que possa contribuir na formação de alunos com e sem necessidades educacionais especiais (NEE). A questão é que o atualmente os modelos de ensino não são capazes de atender a heterogeneidade da sala de aula, como no caso dos estudantes surdos que tem seu desenvolvimento afetado pela falta de padronização de termos ou conceitos científicos apresentados ao longo das aulas. Isso ocorre pela falta do uso de elementos visuais ou mesmo da existência de sinais adequados as grandezas e termos científicos das diversas disciplinas e que produz impacto direto aprendizagem do que está sendo estudado. Neste trabalho apresentamos uma discussão de como este cenário pode intensificar a exclusão desses alunos e quais os possíveis caminhos são necessários para melhorar a formação de indivíduos nessa condição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.