CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Authors

  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Departamento de Física / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Carla Ziner Nogueira Departamento de Letras e Comunicação / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sergio Manuel Serra da Cruz Departamento de Sistemas de Informação / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43578

Keywords:

ensino de ciências, nee, grandezas físicas

Abstract

A busca por uma educação de qualidade e inclusiva é pauta emergente nas discussões sobre a necessidade de criar uma sociedade mais justa e igualitária, assim as escolas devem ser um ambiente que possa contribuir na formação de alunos com e sem necessidades educacionais especiais (NEE). A questão é que o atualmente os modelos de ensino não são capazes de atender a heterogeneidade da sala de aula, como no caso dos estudantes surdos que tem seu desenvolvimento afetado pela falta de padronização de termos ou conceitos científicos apresentados ao longo das aulas. Isso ocorre pela falta do uso de elementos visuais ou mesmo da existência de sinais adequados as grandezas e termos científicos das diversas disciplinas e que produz impacto direto aprendizagem do que está sendo estudado. Neste trabalho apresentamos uma discussão de como este cenário pode intensificar a exclusão desses alunos e quais os possíveis caminhos são necessários para melhorar a formação de indivíduos nessa condição.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-10-28

How to Cite

CRUZ, Frederico Alan de Oliveira; NOGUEIRA, Ana Carla Ziner; CRUZ, Sergio Manuel Serra da. CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 30–45, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.43578. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/43578. Acesso em: 21 aug. 2025.

Most read articles by the same author(s)