O ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42690

Palavras-chave:

Esporte adaptado, Educação inclusiva, Educação física adaptada.

Resumo

O esporte adaptado tem se desenvolvido largamente em diferentes setores da sociedade. Desde políticas públicas de saúde e lazer, até sua inserção na educação básica. O interesse por essa temática tem crescido nos últimos anos e a produção científica tem demonstrado essa expansão. A partir desse contexto o presente estudo objetivou fazer uma análise da produção acadêmica brasileira que trata do esporte adaptado na escola, especificamente as dissertações e teses produzidas pelos programas de pós-graduação em educação física. Delimitou-se o período de 2007 a 2017 com recorte temporal da pesquisa. A busca foi realizada no Catalogo de Dissertações e Teses da CAPES. Foram encontradas sete dissertações e três teses que atenderam os critérios de inclusão exclusão. Como resultados foram identificados três categorias de análise dos estudos que demonstraram maior concentração em pesquisas diagnósticas. Pode-se concluir que há grande lacuna de estudos que tratam de propostas para intervenção pedagógica com os esportes adaptados na escola para alunos com ou sem deficiência.

 

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. É Doutor em educação física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Pós-graduado em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (UGF) e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência no ensino superior nos cursos de Educação Física em Licenciatura e Bacharelado desde 2006, tendo desempenhado função docente na Universidade Gama Filho e no Centro Universitário da Cidade onde também atuou como coordenador adjunto. Na educação básica ministrou aulas de educação física por oito anos na Rede Pública de Ensino da Prefeitura Municipal de Niterói, também fazendo parte do Conselho Escola Comunidade. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em lutas da Faculdade de Educação Física da Unicamp e do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Antunes, M. M. (2020). O ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL. E-Mosaicos, 9(20), 30–42. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42690

Edição

Seção

ARTIGOS