EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA

Ana Paula da Silva Santos, Leandro Teófilo de Brito

Resumo


A questão dos direitos humanos tem se apresentado como uma problemática de difícil compreensão nos dias atuais, assim como o desafio do reconhecimento das diferenças. Mesmo com a construção de documentos nacionais e internacionais centrados na perspectiva dos direitos humanos, ainda convivemos com fortes violações, múltiplas violências, desigualdades sociais e diversas formas de preconceitos e discriminações no cotidiano das relações sociais.  Neste sentido, não podemos deixar de pensar nas questões que envolvem as relações de gênero e as desigualdades sofridas por meninas e mulheres, em diversos espaços sociais, sobretudo na escola. O presente estudo visa apresentar considerações sobre a educação em direitos humanos e as questões de gênero no contexto escolar, utilizando para tanto a perspectiva intercultural. Esta perspectiva nos coloca no âmbito de compreender a educação em direitos humanos como uma mediação para a construção de uma sociedade inclusiva, igualitária e plural onde os sujeitos possam vivenciar experiências que sejam permeadas pelos direitos humanos e, que, se tornem sujeitos de direito.

Palavras-chave


Interculturalidade; Gênero; Mulher; Escola; Educação em Direitos Humanos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41229


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: