DIÁLOGOS COM AS MASCULINIDADES POR MEIO DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DA COEDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74987

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Intercultural, Coeducação, Masculinidades, Desigualdades de gênero

Resumo

Este estudo buscou problematizar sentidos das masculinidades em discursos circulantes na Educação Física escolar, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla que discutiu as relações de gênero nas aulas de Educação Física por meio da perspectiva multi/intercultural. Além da utilização de uma perspectiva fundamentada na educação intercultural, destacamos também a dimensão da coeducação na problematização das questões de gênero nas aulas de Educação Física. Partimos do pressuposto que essas duas concepções em diálogo podem contribuir para a discussão e tensionamento das questões de gênero e, consequentemente, sobre o tema da masculinidade. Para tanto, recorremos a análise de um grupo de discussão com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública e entrevista realizada com o professor de Educação Física da referida turma. Como descoberta relevante, identificamos a dominância dos meninos nos espaços de aula, o cerceamento dos meninos às meninas nas práticas realizadas em conjunto e, além disso, o sofrimento de meninos que não se enquadravam no modelo de masculinidade tóxica/hegemônica por não aderirem a tal modelo normativo. Em relação ao professor, identificamos percepções essencialistas acerca das construções das masculinidades e feminilidades e, em contrapartida, uma ênfase na importância da formação inicial e continuada de professores em abordar os temas gênero e sexualidade. Assim sendo, defendemos a ampliação de pesquisas sobre as masculinidades no campo da Educação, problematizando aspectos diversos das desigualdades de gênero, como também de danos causados a meninos e jovens pela incorporação nociva da masculinidade tóxica/hegemônica.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Santos, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - RJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Professora de Educação Física na educação básica no município de Duque de Caxias- RJ; Professora dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia e Educação Física da Universidade Estácio de Sá.

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFRJ). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Masculinidades e Educação (GEMasc-UFRJ). 

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Santos, A. P. da S., & Brito, L. T. de. (2023). DIÁLOGOS COM AS MASCULINIDADES POR MEIO DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DA COEDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. E-Mosaicos, 12(29), e-74987. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74987

Edição

Seção

ARTIGOS