FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38786

Palavras-chave:

Formação de professores, Profissional docente, Inclusão, Saberes, Práticas pedagógicas.

Resumo

Com o advento do Paradigma Inclusivo o profissional docente passou a ter o seu papel ressignificado, abandonando as práticas tradicionais de ensino que privilegiavam um ideal de aluno e uma pedagogia conteudista baseada na transmissão mecânica do conhecimento. Do professor é exigida a capacidade de articular saberes teóricos e práticos, que proporcione uma pedagogia comum e ao mesmo tempo diferenciada e que atenda incondicionalmente todos os educandos. Discutir a formação inicial de professores para a proposição de práticas pedagógicas inclusivas é sem dúvida nenhuma o cerne deste trabalho. A relevância da pesquisa se assenta no argumento de que para que a inclusão escolar se efetive, faz-se necessária uma política de formação de professores que lhes forneça subsídios teóricos para trabalhar pedagogicamente as demandas de nossa sociedade. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, explorando o ordenamento jurídico e obras que abordassem a temática.

Biografia do Autor

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Doutora da Universidade Estadual da Paraíba ? Centro de Educação. Orientadora de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Formação de Professores. Coordenadora Institucional do PIBID/UEPB. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares (OPEM) e Pesquisadora associada do Núcleo de Etnografia em Educação (NETEDU/ UERJ).

Cleidiane de Oliveira Sousa Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, no Campus São João do Piauí. Mestre em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Pesquisadora no campo da Inclusão Educacional como ênfase no processo de formação de professores e em pesquisa etnográfica. Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoa com Necessidades Específicas-NAPNE do IFPI, Campus São João do Piauí.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Castro, P. A. de, & Alves, C. de O. S. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. E-Mosaicos, 7(16), 3–25. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38786

Edição

Seção

ARTIGOS