O DIÁLOGO ENTRE AS DIRETRIZES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÕES EXTENSIONISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ana Paula Abreu Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38734

Palavras-chave:

Diretrizes da Extensão Universitária, Processos Formativos, Educação de Jovens e Adultos, Democratização do conhecimento, Creditação Curricular da Extensão.

Resumo

Este artigo se constitui como uma produção reflexiva sobre a importância do papel desempenhado pela Extensão Universitária no processo de formação inicial de graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nele, buscamos construir um diálogo entre as Diretrizes da Extensão Universitária – Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão; Interação Dialógica; Impacto na Formação do Estudante; e Impacto e Transformação Social –, formuladas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (2012), e as experiências vividas nos espaços da Extensão Universitária. O artigo tem como objetivo problematizar três situações, sistematizadas a partir da fala de estudantes de graduação e do desenvolvimento de ações extensionistas. 

Biografia do Autor

Ana Paula Abreu Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do departamento de Didática da  Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa Integrado da UFRJ para a Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora do Laboratório de Investigação, Ensino e EXtensão em Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa as seguintes temáticas: Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos, Extensão Universitária e Estágio Supervisionado.

 

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Moura, A. P. A. (2019). O DIÁLOGO ENTRE AS DIRETRIZES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÕES EXTENSIONISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. E-Mosaicos, 7(16), 35–48. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38734

Edição

Seção

ARTIGOS