EDUCAR ATRAVÉS DA(S) MEMÓRIA(S)

Autores

  • Helena Maria Marques Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30260

Palavras-chave:

lugares de memória, espaços educativos não formais, memórias contra hegemônicas, memória, espaços educativos formais

Resumo

Esse texto pretende conceituar e problematizar memória vista como um instrumento de empoderamento identitário através de processos educativos outros, quer sejam na escola, ou em espaços educativos não formais, ou até mesmo espaços educativos informais. Analiso especificamente como os “lugares de memória” educam, ou seja, são espaços educativos não formais.  Para isso, pretendo diferenciar os conceitos de educação formal, não formal e informal relacionando-os aos possíveis fortalecimentos de identidades locais de diferentes grupos sociais através da construção da(s) memória(s) e da ressignificação das histórias locais, principalmente através dos chamados “lugares de memória”. Os museus são guardiões e divulgadores de culturas e ideologias de grupos sociais específicos. Sendo assim, me concentro na compreensão e correlações da missão educativa dos museus e dos “lugares de memória” em geral. Porém, interessa-me sobremaneira os museus contra hegemônicos.

Biografia do Autor

Helena Maria Marques Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Professora Adjunta de História do CAp UERJ, assim como da disciplina de Estágio Supervisionado de História no Departamento de História da UERJ e ministra disciplinas na área de Ensino de História no Mestrado Profissional de Educação Básica do CAp/ UERJ. Também é bolsista - coordenador da disciplina de História da Educação no Curso de Pedagogia da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ). Executa a Coordenação Acadêmica do Projeto Damaré em parceria da UERJ com a SEAM (Superintendência de Educação Ambiental)/ SEA (Secretaria de Estado de Ambiente), assim como é Coordenadora Adjunta do Programa Mãos à Obra - Serra e Baixada Fluminense também em parceria da UERJ com a SEAM/ SEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história, espaços educativos não formais, educação patrimonial, memória, museus comunitários/ ecomuseus e museologia social.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Araújo, H. M. M. (2017). EDUCAR ATRAVÉS DA(S) MEMÓRIA(S). E-Mosaicos, 6(12), 214–225. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30260

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas