OFICINAS “RACISMO E EDUCAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Renato Emerson dos Santos IPPUR/UFRJ
  • Gabriel Siqueira Corrêa UERJ-FFP
  • Ronald Coutinho Santos UERJ-FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29424

Resumo

A Lei 10.639/2003, conquista do Movimento Negro Brasileiro na  luta contra o racismo, traz desafios ao mundo da educação. A sua implementação nos diferentes ambientes (escolares, universitários, burocráticos, etc.) enfrenta resistências (sobretudo, calcadas no chamado “mito da democracia racial”) e constitui pactos entre aqueles que se propõem a tratar as temáticas da Lei. Reflete-se aqui sobre uma experiência, as oficinas “Racismo e Educação”. Realizadas pelo NEGRAM (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais) da FFP/UERJ entre 2009 e 2013, foram 41 atividades em escolas, eventos e na universidade, discutindo temas como racismo (na sociedade e no ambiente escolar em específico), o papel da escola na superação do racismo, entre outros. São debatidas as reações dos públicos (estudantes de escola, de universidade, professorado), a relação com as escolas, e os pactos e disputas políticas em torno do currículo que tais reações e relações evidenciam.

Biografia do Autor

Renato Emerson dos Santos, IPPUR/UFRJ

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Santos, R. E. dos, Corrêa, G. S., & Santos, R. C. (2019). OFICINAS “RACISMO E EDUCAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03. E-Mosaicos, 7(16), 125–140. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29424

Edição

Seção

ARTIGOS