DEMANDAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO: AS POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO

Authors

  • Renato Emerson dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.10254

Abstract

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.10254

Nas duas últimas décadas vem emergindo na educação brasileira um conjunto de iniciativas de combate ao racismo. Legislações, políticas públicas, ativismos sociais, entre outras, vem materializando e ao mesmo tempo impulsionando um conjunto bastante diversificado de agendas. O protagonismo central neste processo é do Movimento Negro Brasileiro, que historicamente toma o campo da educação como um instrumento privilegiado de combate ao racismo na sociedade, e que vem conseguindo então produzir ecos institucionais de suas lutas, posicionando-se como importante ator social que disputa o currículo, em suas múltiplas dimensões. O presente artigo aborda algumas das principais frentes/agendas deste campo, como a reserva de vagas e os cursos pré-vestibulares como formas de acesso ao ensino superior, e a Lei 10.639 na educação básica. Parte-se da compreensão do racismo como um sistema de dominação social para compreender a importância da disputa no campo da educação como estratégia da luta anti-racismo.

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Published

2013-12-01

How to Cite

SANTOS, Renato Emerson dos. DEMANDAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO: AS POLÍTICAS DE COMBATE AO RACISMO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 70–85, 2013. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.10254. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/10254. Acesso em: 1 may. 2025.

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