PERSEU E MEDUSA: OS ENFRENTAMENTOS DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DIGITAL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28536Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28536
O artigo apresenta como objeto de estudo a partir dos estudos etnográficos a discussão sobre a prática docente intermediada pelas tecnologias digitais. A analogia feita a Perseu e Medusa nos remete aos enfrentamentos diários do professor para estabelecer com as tecnologias da informação e comunicação elaborações mais orientadas com as demandas não apenas dos alunos, mas as próprias. A pesquisa realizada com sujeitos – alunos e professores – de uma escola pública de Educação Básica do município de São Bento do Una (PE) disponibiliza recursos digitais (lousas, equipamentos de informática, dentre outros em perfeito) para o uso em sala de aula. O estudo buscou analisar e apresentar a perspectiva do professor – sujeito da pesquisa sobre os usos das tecnologias disponibilizadas pelas escolas e a apropriação dos mesmos para a elaboração das aulas Verificou-se o impacto das mídias nos processos de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma provocação para que os docentes desfaçam os mitos e busquem nas tecnologias os caminhos para a melhoria da qualidade do ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.