PERSEU E MEDUSA: OS ENFRENTAMENTOS DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DIGITAL DO PROFESSOR

Autores

  • Wellington de Brito Silva
  • Paula Almeida de Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28536

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28536

O artigo apresenta como objeto de estudo a partir dos estudos etnográficos a discussão sobre a prática docente intermediada pelas tecnologias digitais. A analogia feita a Perseu e Medusa nos remete aos enfrentamentos diários do professor para estabelecer com as tecnologias da informação e comunicação elaborações mais orientadas com as demandas não apenas dos alunos, mas as próprias. A pesquisa realizada com sujeitos – alunos e professores – de uma escola pública de Educação Básica do município de São Bento do Una (PE) disponibiliza recursos digitais (lousas, equipamentos de informática, dentre outros em perfeito) para o uso em sala de aula. O estudo buscou analisar e apresentar a perspectiva do professor – sujeito da pesquisa sobre os usos das tecnologias disponibilizadas pelas escolas e a apropriação dos mesmos para a elaboração das aulas Verificou-se o impacto das mídias nos processos de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma provocação para que os docentes desfaçam os mitos e busquem nas tecnologias os caminhos para a melhoria da qualidade do ensino.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

Silva, W. de B., & Castro, P. A. de. (2017). PERSEU E MEDUSA: OS ENFRENTAMENTOS DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LETRAMENTO DIGITAL DO PROFESSOR. E-Mosaicos, 6(11), 64–72. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28536

Edição

Seção

ARTIGOS