LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SABER LINGUÍSTICO DO ALUNO

Autores

  • Cláudia Rodrigues Arcenio

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26619

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26619

O presente artigo visa propor uma breve reflexão sobre alfabetização e letramento explorando alguns pontos da área da Linguística aplicada aos processos de aquisição da língua escrita. Expondo alguns conceitos inerentes a esta área do conhecimento e propondo um olhar diferenciado em alfabetização sugerindo meios de facilitar aprendizagens em lectoescrita, sobretudo em relação a alunos oriundos de classes populares. Pretende também relacionar estes conhecimentos com a perspectiva de ensino voltada às práticas propõem situações reais de uso da leitura e da escrita, além de valorizar o saber que o falante nativo possui de sua língua materna na modalidade oral como saber linguístico facilitador e indispensável para a apropriação da língua escrita.

 

Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 20/11/2016

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

ARCENIO, Cláudia Rodrigues. LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SABER LINGUÍSTICO DO ALUNO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 31–45, 2016. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26619. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/26619. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)