LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SABER LINGUÍSTICO DO ALUNO

Autores

  • Cláudia Rodrigues Arcenio

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26619

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26619

O presente artigo visa propor uma breve reflexão sobre alfabetização e letramento explorando alguns pontos da área da Linguística aplicada aos processos de aquisição da língua escrita. Expondo alguns conceitos inerentes a esta área do conhecimento e propondo um olhar diferenciado em alfabetização sugerindo meios de facilitar aprendizagens em lectoescrita, sobretudo em relação a alunos oriundos de classes populares. Pretende também relacionar estes conhecimentos com a perspectiva de ensino voltada às práticas propõem situações reais de uso da leitura e da escrita, além de valorizar o saber que o falante nativo possui de sua língua materna na modalidade oral como saber linguístico facilitador e indispensável para a apropriação da língua escrita.

 

Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 20/11/2016

 

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Arcenio, C. R. (2016). LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SABER LINGUÍSTICO DO ALUNO. E-Mosaicos, 5(10), 31–45. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26619

Edição

Seção

ARTIGOS