LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O SABER LINGUÍSTICO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26619Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26619
O presente artigo visa propor uma breve reflexão sobre alfabetização e letramento explorando alguns pontos da área da Linguística aplicada aos processos de aquisição da língua escrita. Expondo alguns conceitos inerentes a esta área do conhecimento e propondo um olhar diferenciado em alfabetização sugerindo meios de facilitar aprendizagens em lectoescrita, sobretudo em relação a alunos oriundos de classes populares. Pretende também relacionar estes conhecimentos com a perspectiva de ensino voltada às práticas propõem situações reais de uso da leitura e da escrita, além de valorizar o saber que o falante nativo possui de sua língua materna na modalidade oral como saber linguístico facilitador e indispensável para a apropriação da língua escrita.
Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 20/11/2016
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