ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE FRASES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45091Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Língua Materna, EnsinoResumo
Este artigo visa relatar uma experiência que buscou analisar as tradicionais propostas de produção de frases no ciclo de alfabetização, procurando gerir alternativas à luz de duas vertentes para a prática educativa. Uma das vertentes refere-se à gramática internalizada que cada falante possui de sua língua materna e a outra se relaciona com a proposta do letramento de forma a facilitar aprendizagens quanto à apropriação da leitura e da escrita. A partir das discussões sobre a prática pedagógica ambientadas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em meio às formações presenciais realizadas no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, buscamos analisar e gerir alternativas quanto às propostas de atividades de construção de frases durante o ciclo de alfabetização. Para tanto, analisamos as atividades realizadas por alunos de quatro escolas do município evidenciando as incoerências teórico-metodológicas presentes tanto na proposição das atividades quanto na avaliação das frases produzidas pelos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.