Perfil alimentar e percepção de escolares sobre alimentação servida em escolas municipais segundo a vulnerabilidade à saúde
Resumo
Artigo Original; Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva.
Objetivo: Analisar o perfil alimentar e a percepção de escolares sobre a alimentação servida nas escolas, segundo a vulnerabilidade à saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com uma amostra representativa de alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte. A vulnerabilidade à saúde foi determinada pelo Índice de Vulnerabilidade à Saúde dos setores censitários das escolas. Foram coletadas informações referentes ao hábito alimentar e à percepção sobre a alimentação escolar. Foi utilizado o Teste Qui-quadrado de Pearson para determinar diferenças segundo o Índice de Vulnerabilidade à Saúde. Resultados: Foram entrevistados 3.557 alunos. Os alunos das escolas com menor vulnerabilidade apresentaram o hábito de comprar alimentos em estabelecimentos próximos à escola (p=0,01); perceberam em menor proporção a alimentação escolar como variada (p<0,001), o tempo para comer como suficiente (p<0,001) e a importância da alimentação escolar (p=0,02). Conclusão: O perfil alimentar e a percepção da alimentação variaram segundo a vulnerabilidade das Escolas. Nas escolas de menor vulnerabilidade, os alunos compraram mais alimentos no entorno e apresentaram menor aceitação e valorização da alimentação escolar. Sugere-se a investigação de fatores associados (socioeconômicos e ambientais) para compreensão das condições que influenciam o adequado fornecimento da alimentação escolar à todos os estudantes.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.60368
e-ISSN: 2238-913X
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