Identificando elementos de empoderamento e autonomia nas escolhas alimentares em grupos de Educação Alimentar e Nutricional: uma pesquisa qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.49454

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Promoção da Saúde. Alimentação Saudável. Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Introdução: As políticas públicas de saúde têm reforçado a importância do empoderamento e da autonomia dos indivíduos, mas esses aspectos são desconhecidos na área da Nutrição. Objetivo: Identificar elementos que contribuem para o fortalecimento do empoderamento e autonomia nas escolhas alimentares de participantes de grupos de Educação Alimentar e Nutricional. Métodos: Pesquisa qualitativa na perspectiva das representações sociais realizada na Atenção Primária à Saúde da cidade de São Paulo, Brasil. Foram desenvolvidos dois grupos contendo usuários com doenças crônicas. Esses usuários, com idade de 47 a 78 anos, compareceram em média a seis encontros grupais, em um período de três meses. Para explorar a vivência dos participantes, a fim de compreender como eles atribuem sentidos e significados a suas escolhas alimentares, realizou-se entrevista semiestruturada com 15 usuários, pós-intervenção. Para a análise dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: Cinco temas emergiram: autopercepção, informação e conhecimento, capacidade pessoal, atitude e adaptação ativa às escolhas. Os quatro primeiros foram identificados como elementos de empoderamento, pois evidenciaram a ampliação da capacidade dos indivíduos de pensar e agir criticamente frente às escolhas alimentares. O último foi formado pelo confronto de determinantes, responsabilização e negociação interna, que se revelaram elementos da autonomia, uma vez que configuraram transformações construídas pelos próprios participantes, pós-intervenção. Conclusão: Os elementos identificados mostraram compor a avaliação da autonomia nas escolhas alimentares dos indivíduos, podendo constituir indicadores de avaliação da Educação Alimentar e Nutricional, bem como avaliar e monitorar as práticas de cuidado preconizadas na promoção da saúde.

Biografia do Autor

Kellem Regina Rosendo Vincha, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares

Doutora e Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação de Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Experiência em Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde e Apoio Matricial por meio da atuação - nutricionista de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em São Paulo. E experiência na docência e pesquisa na Universidade Brasil, no curso de Nutrição, com as disciplinas Saúde Coletiva em Nutrição, Pesquisa em Nutrição e Bioética e Direito Humanos. Atualmente é professora substituta do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.

Bruna Zillesg Borges dos Santos, Centro Universitário Estácio de São Paulo.

Mestre em Ciências. Professora do Centro Universitário Estácio de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Viviane Laudelino Vieira, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências. Nutricionista do Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Ana Maria Cervato-Mancuso, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

Professora associada do Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Vincha, K. R. R., Santos, B. Z. B. dos, Vieira, V. L., & Cervato-Mancuso, A. M. (2021). Identificando elementos de empoderamento e autonomia nas escolhas alimentares em grupos de Educação Alimentar e Nutricional: uma pesquisa qualitativa. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e49454. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.49454

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva