Avaliação da adequação energética dos cardápios programados para a alimentação escolar

Ricardo Cardoso dos Santos, Silvana Castro de Brito Sottero

Resumo


Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar busca, entre outros objetivos, atender às necessidades nutricionais dos escolares das diferentes modalidades de ensino durante sua permanência em sala de aula. Objetivo: Comparar os valores estimados para adequação do valor calórico total (VCT) dos cardápios da alimentação escolar de um município. Métodos: Foram incluídas no estudo as seis modalidades de ensino do município, e foram analisados 12 cardápios, totalizando 60 dias, através de duas tabelas de composição centesimal de alimentos, a fim de comparar as diferenças existentes nos valores fornecidos por cada uma delas. Os valores encontrados foram comparados com as recomendações por modalidade de ensino e faixa etária da Resolução CD/FNDE nº 26/2013 e categorizados em “adequado”, “acima” ou “abaixo” da recomendação. Resultados: Dos dias analisados pela tabela do IBGE, cinco semanas (41,7%) estavam com a média semanal do VCT adequada para o valor preconizado pelo FNDE. A média das semanas restantes ficou acima do recomendado (58,3%). Já de acordo com a TACO, nenhuma média semanal se adequou ao FNDE. Conclusão: A avaliação dos cardápios revelou predominantemente valores calóricos acima daqueles preconizados para a alimentação escolar. Sobressai-se assim a importância do nutricionista na alimentação escolar e, neste caso, na avaliação do programa, que requer respeito à cultura alimentar local, mas também a abordagem da alimentação como estratégia educacional.

 


Palavras-chave


Alimentação escolar. Planejamento de cardápio. Recomendações nutricionais.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46927

e-ISSN: 2238-913X


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