Insegurança Alimentar e perfil socioeconômico de domicílios acompanhados por equipes de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2021.49993Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Determinantes Sociais da Saúde. Estudos Transversais. Fatores Socioeconômicos. Segurança Alimentar e Nutricional.Resumo
Introdução: A insegurança alimentar (IA) envolve dimensões psicológicas e manifestações físicas que comprometem e colocam a saúde das pessoas em risco. Objetivo: A pesquisa objetivou caracterizar os fatores determinantes da IA em domicílios de Lagarto, Sergipe. Método: Trata-se de estudo do tipo transversal conduzido entre agosto de 2018 e julho de 2019 com 94 domicílios acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família de três Unidades Básicas de Saúde. Para isso, foram aplicados a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e um questionário socioeconômico estruturado, que foram analisados por meio do SPSS 20.0 através de medidas descritivas e de tendência central, além do teste de normalidade de Shapiro-Wilk e do coeficiente de correlação de Spearman. Resultado: Verificou-se que 27,60% dos domicílios estavam em segurança alimentar (SA), 51,10% em insegurança alimentar (IA) leve, 12,80% em IA média, e 8,50% em IA grave. Houve associação significativa do sexo, escolaridade do chefe da família, ganhos totais estratificados por salário-mínimo com as características demográficas e de trabalho do chefe de família com a situação de SA. Conclusão: A prevalência de insegurança alimentar (IA) nos domicílios analisados se mostrou maior que a média nacional, e a renda familiar confirmou ser o maior determinante das experiências de IA vivenciadas pelas famílias, além das características dos chefes da família, como sexo e escolaridade e das baixas classes econômicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.