Comparação entre práticas relatadas da abordagem do baby-led weaning e a tradicional para a realização da alimentação complementar

Autores

  • Viviane Laudelino Vieira Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.
  • Bruna Angelo Lemes Vanicolli Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo
  • Gill Rapley

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46047

Palavras-chave:

Nutrição do lactente. Desenvolvimento infantil. Aleitamento materno. Alimentação complementar.

Resumo

Objetivo: Comparar as características da alimentação complementar de lactentes cujas mães referiram praticar o baby-led weaning com aquelas que relataram utilização da abordagem tradicional. Métodos: Estudo quantitativo descritivo com entrevistas online de mães de bebês de 1 a 2 anos, convidadas via redes sociais a preencherem formulário contendo dados socioeconômicos, de aleitamento materno e relativos à alimentação complementar. As diferenças entre os grupos foi verificada por meio dos teste t ou do qui-quadrado. Resultados: Foram identificadas 208 entrevistadas (57,9%) que relataram usar a abordagem tradicional e 151 (42,1%), o baby-led weaning. Dos bebês em baby-led weaning, 84,1% mantinham-se em aleitamento materno, contra 56,2% em abordagem tradicional, e foram menos expostos a fórmulas, espessantes, mamadeiras e chupetas (p<0,05). Quanto à alimentação complementar, 7,3% do grupo baby-led weaning iniciou antes dos 6 meses, comparados aos 23,1% do grupo abordagem tradicional (p<0,05). Observaram-se diferenças estatisticamente significantes para a idade de introdução da maioria dos grupos de alimentos, para utilização de produtos ultraprocessados, sucos, açúcar e sal. Aqueles em baby-led weaning chegaram, significativamente, aos 12 meses com diferenças quanto a compartilhar a comida da família (71,5% vs 11,5%), sentar-se adequadamente à mesa (89,4% vs 66,8%) e utilizando a consistência adequada dos alimentos (74,2% vs 62,0%). Conclusão: No presente estudo, lactentes cujas mães relataram realizar o baby-led weaning caracterizaram-se pela introdução de alimentos atendendo às recomendações nacionais comparados àqueles que foram expostos à abordagem tradicional.

 

Biografia do Autor

Viviane Laudelino Vieira, Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nutricionista Supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição. Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Bruna Angelo Lemes Vanicolli, Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo

Graduanda em Nutrição. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Gill Rapley

Doutora em Filosofia em Saúde e Assistência Social pela Universidade de Canterbury Christ Church.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Laudelino Vieira, V., Angelo Lemes Vanicolli, B., & Rapley, G. (2020). Comparação entre práticas relatadas da abordagem do baby-led weaning e a tradicional para a realização da alimentação complementar. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e46047. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46047

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva