INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO: USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28591Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Nutricionistas. Educação em Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.Resumo
Objetivo: Descrever o uso do diário de campo como estratégia de capacitação de alunos de graduação na facilitação de grupos de educação alimentar e nutricional. Metodologia: Foram utilizados 12 relatos de diários de campo produzidos por graduandos (G1 e G2), que facilitaram grupos do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição, construídos a partir dos referenciais de Grupo Operativo. Após cada um dos seis encontros, os alunos redigiam o diário, contendo descrição detalhada sobre o encontro e suas percepções sobre o grupo. Para avaliação da facilitação, os conteúdos dos diários foram confrontados com as habilidades e competências preconizadas ao nutricionista em educação alimentar e nutricional. O processo grupal foi caracterizado pelos vetores de avaliação do Grupo Operativo. Resultados e Discussão: Identificaram-se 14 habilidades e competências. Mudanças na facilitação realizada pelos alunos foram visíveis, como: necessidade de preparo prévio à realização do encontro, busca por referenciais teóricos complementares, autopercepção das dificuldades iniciais e reflexão sobre o processo educativo. Os vetores de avaliação de Grupo Operativo (aprendizagem, a comunicação, a pertença, a cooperação, a pertinência e a tele) foram identificados em ambos os grupos, evidenciando como o processo grupal foi construído ao longo de cada encontro. Conclusões: O diário de campo, inserido no processo de formação do aluno, representou não somente um instrumento que explicita como a capacitação estava se dando, mas também constituiu oportunidade de ele refletir sobre o trabalho realizado, diante do espaço que teve para relatar sua experiência, contemplando suas dificuldades e avanços.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28591
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