Práticas alimentares de estudantes universitários da área da saúde, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.45855

Palavras-chave:

Alimentação. Estudantes de Ciências da Saúde. Práticas Alimentares Saudáveis. Guias Alimentares.

Resumo

 

Introdução: As práticas alimentares dos indivíduos são influenciadas pelo ambiente em que eles estão inseridos. Estudantes universitários, ao ingressarem no ensino superior, podem modificar seus hábitos alimentares em função de novos comportamentos e relações sociais que se estabelecem nesta nova fase da vida. Objetivo: Avaliar as práticas alimentares de estudantes universitários ingressantes no 1º semestre dos cursos da área da saúde de uma instituição federal de ensino superior, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Métodos: Estudo transversal com estudantes universitários dos cursos de graduação da área da saúde de uma instituição pública do ensino superior. As práticas alimentares foram obtidas através da escala desenvolvida e validada por Gabe e Jaime (2019). Foram avaliadas as características sociodemográficas, hábitos de vida e condições de saúde. A análise dos dados compreendeu distribuição de frequência e análise bivariada. Resultados: Foram entrevistados 148 estudantes, dos quais 58,1% eram mulheres, 61,5% tinham 20 anos ou menos, com idade variando de 18 a 31 anos. Práticas alimentares inadequadas foram observadas em 23,7% dos estudantes, 52,0% mostraram práticas de risco e 24,3%, adequadas. O somatório das categorias de risco e inadequação foi representado por 75,7% dos estudantes. Homens apresentaram maior frequência de práticas alimentares de risco (64,5%) e mulheres, maior frequência de práticas alimentares inadequadas (29,1%) (p=0,033). Conclusão: Observou-se alta frequência (75,7%) de práticas alimentares inadequadas no público estudado. Ao comparar as variáveis explicativas com as práticas alimentares, observou-se associação positiva entre o sexo e as práticas alimentares dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Bruna Carolina Rafael Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda do curso de Nutrição na Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Nathalia Sernizon Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Ciências da Saúde. Pós-Doutoranda do Pós-Graduação em Saúde e Nutrição na área de Nutrição em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Waléria de Paula, Universidade Federal de Ouro Preto

Farmacêutica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Adriana Lúcia Meireles, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Clínica e Social da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Barbosa, B. C. R., Guimarães, N. S., de Paula, W., & Meireles, A. L. (2020). Práticas alimentares de estudantes universitários da área da saúde, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e45855. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.45855

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva