Tratamento nutricional na doença hepática gordurosa não alcoólica: aspectos relevantes na composição de macronutrientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43955

Palavras-chave:

Esteatose hepática. Doença hepática gordurosa não alcoólica. Dieta. Lipídios. Carboidratos.

Resumo

Introdução: A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é a condição na qual há acúmulo excessivo de gordura no tecido hepático, não causada pelo consumo excessivo de etanol. A etiologia desse acúmulo é multifatorial, mas parece ocorrer por mecanismos que envolvem a síntese excessiva de lipídios e/ou a redução da excreção dos mesmos em indivíduos geneticamente predispostos. Objetivo: este artigo tem como objetivo descrever os principais mecanismos de desenvolvimento da DHGNA, assim como sua prevenção e tratamento com foco nutricional. Metodologia:  revisão de literatura. Resultados: de maneira geral, apesar de ser uma doença que envolve o acúmulo de gorduras no fígado, ela parece não estar relacionada ao consumo excessivo de gorduras em si, mas ao sobrepeso causado pelo sedentarismo e ao balanço calórico positivo. Conclusão: o principal tratamento da DHGNA envolve, portanto, perda de peso, objetivando redução lenta e gradual de cerca de 10% do peso corporal, a qual deve ser feita por readequação da dieta e prática de atividades físicas. Nesse sentido, também foram descritos e comparados estudos com dietas hipercalóricas, normocalóricas, hipocalóricas, low carb/high fat, low fat/high carb, dieta mediterrânea, entre outras, visando à melhor estratégia para a regressão da doença e melhora da qualidade de vida do paciente.

 

Biografia do Autor

Karina Amante Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Nutricionista residente do programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RIMS), com ênfase em alta complexidade no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em nutrição pela UFSC em 2018 com experiência na área clínica. 

Débora Kurrle Rieger, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de concentração Nutrição, Metabolismo e Estresse Oxidativo, Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi Professora Substituta no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFSC entre 2014 e 2015. Foi Professora Substituta do Departamento de Nutrição da UFSC e Aluna de Pós Doutorado no Programa de Pó-Graduação em Nutrição da UFSC. Atualmente é professora Adjunta do departamento de nutrição da UFSC. Faz parte do Grupo de Estudos em Nutrição e Estresse Oxidativo (GENEO), do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Consumo Alimentar do CNPq e do grupo de pesquisa em nutrição clinica e aplicada do CNPq. Atua como membro da Teia de articulação pelo fortalecimento da segurança alimentar e nutricional - TEARSAN. Realiza pesquisas na temática de neuroimunonutrição, estresse oxidativo e nutrição, nutrição na epilepsia e nos transtornos de depressão e ansiedade

Felipe Perozzo Daltoé, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2008. Subsequentemente, cursou e obteve o título de Mestre na área de Patologia Bucal e Estomatologia Básica e Aplicada, na Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo (USP) e ingressou no curso de Doutorado, na mesma instituição e área de interesse (Patologia Bucal & Estomatologia). Durante boa parte deste último período, fez as suas pesquisas na universidade britânica King`s College London (KCL) com auxílio de bolsa sanduíche CAPES e Prêmio Jovem Pesquisador da FAPESP. Atualmente, é Professor Efetivo Adjunto do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde ministra aulas nas disciplinas de Patologia Bucal (Curso de Odontologia) e Patologia Geral (Curso de Nutrição). Nesse período de tempo como servidor público federal, complementou a sua formação acadêmica com estágio Pós-Doutoral na Universidade de Manchester (Reino Unido) e desenvolve pesquisas voltadas aos estudos clínicos e laboratoriais na área de citopatologia, câncer bucal e uso de biomateriais para regeneração de tecidos.

 

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vieira, K. A., Rieger, D. K., & Daltoé, F. P. (2020). Tratamento nutricional na doença hepática gordurosa não alcoólica: aspectos relevantes na composição de macronutrientes. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e43955. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43955

Edição

Seção

Nutrição Clínica