Escolhas alimentares entre as beneficiárias do programa Bolsa Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43568

Palavras-chave:

Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação. Preferências Alimentares. Consumo de Alimentos. Segurança Alimentar e Nutricional.

Resumo

Objetivo: Conhecer os determinantes das escolhas alimentares entre as beneficiárias do Programa Bolsa Família em um município do interior da Bahia. Métodos: Trata-se de estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com mulheres adultas titulares do Programa. Foram realizadas entrevistas para a aplicação do questionário de marcadores de consumo alimentar, da ficha de cadastro e acompanhamento nutricional do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, e do questionário sobre motivo das escolhas alimentares. Resultados: Foram avaliadas 40 mulheres, todas consideradas de baixa renda, pretas e pardas (90%), com idade entre 20 e 39 anos (57,5%) e escolaridade superior a quatro anos de estudos (62,5%). Observaram-se maior consumo de feijão, frutas e bebidas adoçadas, e baixa ingestão de verduras e alimentos ultraprocessados. Os motivos das escolhas alimentares com maior grau de importância foram o apelo sensorial, a saúde e o preço dos alimentos; aqueles com menor relevância foram conveniência e humor. Conclusão: Um conjunto de determinantes é responsável pelas escolhas alimentares: alguns relacionados ao alimento, outros vinculados ao indivíduo e aqueles ainda referentes aos aspectos sociais, culturais, éticos, entre outros. Assim, conhecer os principais determinantes torna-se essencial para a compreensão do consumo alimentar das beneficiárias do Bolsa Família e as repercussões sobre o estado nutricional, auxiliando nutricionistas, demais profissionais de saúde e gestores públicos na adoção de estratégias que promovam a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias de baixa renda.

 

Biografia do Autor

Tatiana Ramos da Rocha, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Joceli Souza Santos, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Barreiras, Bahia

Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Barreiras, Bahia

Maria Luiza Amorim Sena Pereira, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nutricionista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFES), Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Debora Cruz Porcino, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nutricionista, Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Marlus Henrique Queiroz Pereira, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nutricionista, Doutorando  do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFES), Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Publicado

2020-01-30

Como Citar

Rocha, T. R. da, Santos, J. S., Pereira, M. L. A. S., Porcino, D. C., & Pereira, M. H. Q. (2020). Escolhas alimentares entre as beneficiárias do programa Bolsa Família. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e43568. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43568

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva