Análise dos conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental da rede pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.42744

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional. Ensino fundamental. Estudantes. Materiais de ensino. Alimentos, alimentação e nutrição.

Resumo

Objetivo: Analisar conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do 5º, 6º e 7° anos do ensino fundamental da rede pública. Método: Foram avaliados 100% dos exemplares (n=39) aprovados nos Guias dos Livros de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático de 2016 e 2017. Identificou-se presença ou ausência de oito temas nos livros: Alimentação e desenvolvimento; Hábitos alimentares e influências culturais e sociais; Alimentação, nutrição e saúde; Sistemas alimentares; Rotulagem nutricional; Higiene, conservação e preparo dos alimentos; Mídia e saúde; e Alimentação escolar. Analisou-se a qualidade de textos e imagens por parâmetros como adequação à série, clareza, desenvolvimento e contextualização e/ou grau de relação textual e imagética e nível de atualização. Por meio de pontos atribuídos, os conteúdos foram categorizados em fraco, regular, bom ou excelente. Resultados: A maioria dos livros obteve pouca abordagem alimentar e nutricional. O tema “Alimentação e desenvolvimento” esteve em apenas 55,4% dos livros do quinto ano, não sendo aprofundado posteriormente. Alguns temas apresentaram textos classificados como regulares ou bons. Nenhum texto foi considerado fraco. Notou-se frequente abordagem sobre pirâmides alimentares. Verificou-se ausência e/ou falta de desenvolvimento quanto à higienização dos alimentos. Todos os exemplares apresentaram textos e imagens adequados à série. Conclusão: “Mídia e saúde”, “Alimentação escolar”, “Alimentação, nutrição e saúde” e “Rotulagem nutricional” são temas pouco presentes nos livros, mas quando abordados, tiveram classificação excelente. Os demais temas, apesar de frequentes, precisam de aprimoramentos na qualidade da abordagem.

 

Biografia do Autor

Milena Magalhães de Lima, Universidade de Brasília

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2018), pós graduanda em Nutrição Clínica e Funcional (2020). Atua como nutricionista Clínica com foco em Emagrecimento e Educação alimentar.

Natacha Toral, Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2002), especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo (2003), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006 e 2010). Atuou como consultora técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde de 2006 a 2010. Desde 2010, é professora do curso de graduação em Nutrição do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. É ainda membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana da Universidade de Brasília. Atualmente, é professora associada e coordenadora de graduação do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento e consumo alimentar, educação alimentar e nutricional, adolescentes, Modelo Transteórico e perfil nutricional de populações.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

de Lima, M. M., & Toral, N. (2020). Análise dos conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental da rede pública de ensino. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e42744. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.42744

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva