Análise dos conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental da rede pública de ensino

Milena Magalhães de Lima, Natacha Toral

Resumo


Objetivo: Analisar conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do 5º, 6º e 7° anos do ensino fundamental da rede pública. Método: Foram avaliados 100% dos exemplares (n=39) aprovados nos Guias dos Livros de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático de 2016 e 2017. Identificou-se presença ou ausência de oito temas nos livros: Alimentação e desenvolvimento; Hábitos alimentares e influências culturais e sociais; Alimentação, nutrição e saúde; Sistemas alimentares; Rotulagem nutricional; Higiene, conservação e preparo dos alimentos; Mídia e saúde; e Alimentação escolar. Analisou-se a qualidade de textos e imagens por parâmetros como adequação à série, clareza, desenvolvimento e contextualização e/ou grau de relação textual e imagética e nível de atualização. Por meio de pontos atribuídos, os conteúdos foram categorizados em fraco, regular, bom ou excelente. Resultados: A maioria dos livros obteve pouca abordagem alimentar e nutricional. O tema “Alimentação e desenvolvimento” esteve em apenas 55,4% dos livros do quinto ano, não sendo aprofundado posteriormente. Alguns temas apresentaram textos classificados como regulares ou bons. Nenhum texto foi considerado fraco. Notou-se frequente abordagem sobre pirâmides alimentares. Verificou-se ausência e/ou falta de desenvolvimento quanto à higienização dos alimentos. Todos os exemplares apresentaram textos e imagens adequados à série. Conclusão: “Mídia e saúde”, “Alimentação escolar”, “Alimentação, nutrição e saúde” e “Rotulagem nutricional” são temas pouco presentes nos livros, mas quando abordados, tiveram classificação excelente. Os demais temas, apesar de frequentes, precisam de aprimoramentos na qualidade da abordagem.

 


Palavras-chave


Educação alimentar e nutricional. Ensino fundamental. Estudantes. Materiais de ensino. Alimentos, alimentação e nutrição.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.42744