EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ESCOLAS: UMA VISÃO DO BRASIL
Resumo
Objetivos: Analisar as ações de educação alimentar e nutricional no Brasil e ampliar nossa compreensão sobre sua aplicação nas escolas. Métodos: Estudo exploratório transversal que utilizou banco de dados secundário obtido do Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar, de 2010. Participaram do prêmio, neste ano, 786 municípios. As variáveis relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional foram: execução de ações e as estratégias teórico-metodológicas utilizadas para realizá-las. Utilizou-se estatística descritiva com o teste Qui-quadrado de Pearson para dados quantitativos e o método de Análise de Conteúdo para dados qualitativos. Resultados: A maioria relatou a execução de hortas pedagógicas e uso de alimentos da agricultura familiar, principalmente na Região Sul do Brasil, com diferença estatisticamente significante (p <0,05). Discussão: Houve predomínio de métodos passivos e ações pontuais na implementação da educação alimentar e nutricional nas cidades brasileiras, assim como a valorização da nutrição (nutrientes e funções) em detrimento da alimentação e da cultura alimentar local. Conclusões: A implementação de metodologias ativas com abordagem integral à alimentação deve ser estimulada no ambiente escolar. A experiência do Programa pode ser importante para a implementação de diretrizes para a educação alimentar e nutricional e sua execução em escolas.
DOI: 10.12957/demetra.2019.38748
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38748
e-ISSN: 2238-913X
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